Respondido por Sarah Rocha
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Qual a desvantagem do aterro sanitário?” são frequentemente questionados:
Dessa forma, não existem vantagens em relação a esta técnica, apenas conferindo desvantagens à população próxima, uma vez que continuamente serão produzidos gases e elementos tóxicos, que poderão oferecer risco tanto à população, quanto ao meio ambiente, levando a um desequilibrio dos ecossistemas.
Permite que o lixo seja depositado em um local correto, diminui as chances de contaminação, transmissão de doenças e tambem diminui o impacto visual. E o mais importante: Em aterros sanitarios, é possivel aproveitar o biogas gerado pelo lixo.
Um aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, são provenientes de residências, indústrias, hospitais, construções e consiste em camadas alternadas de lixo e terra que evita mau cheiro e a proliferação de animais.
Importância dos aterros sanitários Em resumo, os aterros são importantes pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades. Além disso, ainda tem a forma ambientalmente correta para tratar a decomposição dos resíduos.
Aterro sanitário é o local onde é destinado os resíduos sólidos gerados pelos moradores das cidades. … O interior do aterro possui um sistema de drenagem de gases, possibilitando a coleta do biogás (constituído por metano, CO2 e vapor de água) até a atmosfera. Este gás é queimado ou é aproveitado para geração de energia.
Os aterros sanitários são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Dessa forma, os subprodutos do lixo, como chorume e gases tóxicos, são retidos e não entram em contato com a natureza. … A área e a quantidade de lixo armazenadas devem ser monitoradas.
Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis.
Aterro sanitário é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, da indústria de construção e também resíduos sólidos retirados do esgoto. … Faz parte da ampla ciência de tratamento de Resíduos Sólidos.
Para o dimensionamento do aterro sanitário, considera-se que 50% do volume éreduzido devido à compactação pelos equipamentos mecânicos, como ostratores. O volume do solo utilizado na cobertura da área e no fechamento final daárea é de 20% do volume total.
Fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. É feita uma contenção do resíduo que é coberto por uma camada de argila e grama. É realizada a cobertura diária do resíduo.
No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto; no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura; e no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado.
Existem três tipos de aterros:
Resposta: O aterro controlado é uma solução intermediária entre o lixão e o aterro sanitário, e consiste em uma tentativa de transformar os lixões em aterros, minimizando os impactos ambientais associados ao acúmulo de lixo em áreas sem nenhum tipo de tratamento para efluentes líquidos e preparação do solo.
Para construção de um aterro controlado procura-se, primeiramente, isolar uma área de um antigo lixão. Esse isolamento é feito com uma cobertura impermeável de manta plástica. … Nos aterros controlados o biogás é queimado, assim como uma parte do chorume capturado por bombeamento é recolhido para a superfície.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.
13 Respostas. Boa noite, o melhor é o barro, é só pedir um caminhão de barro para aterro. Melhor material sem dúvida é a terra vermelha ou fazer um solo cimento compactado com camadas finas.
Muro de arrimo é um muro com objetivo de fazer a contenção de terra, argila ou material em um terreno qualquer quando estes estão desnivelados e tiverem que ser aterrados. Este muro possui viga e colunas próximas com o objetivo de fazer a contenção do material depositado para elevar o nível do terreno.
É recomendável fazer o aterramento de terreno gradualmente. Se a necessidade for de preencher 2m, por exemplo, o ideal é colocar 1 metro em um dia e compactar o solo. O restante da terra só deve ser colocado no dia seguinte. A orientação serve principalmente para áreas grandes a serem preenchidas.
O preço para nivelar um terreno pode custar entre R$ 25 e R$ 35/m2. Os valores podem variar dependendo dos metros quadrados ocupados pela superfície, do grau de inclinação ou da dureza do solo, entre outros aspectos.
O primeiro passo é delimitar a área que será nivelada, usando estacas de madeira em cada um dos cantos. Se o terreno for extenso, distribua algumas estacas pelas diagonais e no centro, para facilitar o trabalho. O primeiro passo para nivelar um terreno é usar estacas de madeira nos cantos da sua extensão.
A preparação envolve basicamente a limpeza da vegetação e de materiais indesejados, análise do solo (sondagem) e movimentação de terra (nivelamento, cortes e aterramentos). Tudo isso para deixar o terreno plano e limpo, pronto para receber a obra.
O Coeficiente de Aproveitamento (CA) de uma edificação é a divisão da área computável e a área total do terreno. Este parâmetro determina, basicamente, quantos metros quadrados podem ser construídos com base na área do terreno, Este dado se obtém multiplicando o CA pela área do terreno.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, sofás, etc.), poda de árvore e resíduos recicláveis.