EQST

Quais Sao Os Profissionais Que Trabalha No Nasf?

A melhor resposta para a pergunta “Quais são os profissionais que trabalha no NASF?”

Respondido por Nicole Almeida

Quais são os profissionais que trabalha no NASF?


Poderão compor o NASF profissionais das seguintes categorias: médico acupunturista, pediatra, ginecologista/obstetra, homeopata, psiquiatra, geriatra, internista (clínica médica) ou médico do trabalho; assistente social; profissional/professor de educação física; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; …

FAQ

Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Quais são os profissionais que trabalha no NASF?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:

✔ Qual o papel do NASF no Programa Saúde na Escola?

Nesse contexto, o NASF pode atuar com as equipes de Saúde da Família (eSF), de maneira integrada e apoiando-as com base nas diretrizes do apoio matricial, compondo ações para faixas etárias e necessidades em saúde variadas.

✔ Qual o papel do NASF na atenção básica?

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

✔ Qual a importância da atuação do Nasf?

A ideia é trabalhar a prevenção de doenças e agravos e a promoção da saúde junto à população, e qualificar as equipes de Saúde da Família e Atenção Básica por meio do apoio matricial.

✔ Qual a importância e atribuições do fisioterapeuta que trabalha no NASF ab?

A atuação do fisioterapeuta no NASF consiste em ações de educação em saúde e prevenção de enfermidades, organização do fluxo e manejo dos usuários com demanda por reabilitação, prevenção e tratamento de doenças ocupacionais e desenvolvimento de práticas integrativas e complementares.

✔ Qual o papel do fisioterapeuta na atenção secundária?

Ainda na atenção secundária, o fisioterapeuta pode atuar em cargos de gestão de equipe. Atua no diagnóstico, avaliação e tratamento de lesões nos tecidos e ou sistemas: ósseo, muscular, ligamentar e articular. Como fisioterapeuta, na área da ortopedia você pode encontrar pacientes com alterações posturais e entorses.