Respondido por Fábio Martins
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Quais são os órgãos que formam o sistema nervoso?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Encéfalo e medula espinhal compõem o SNC. Ambos são envolvidos por membranas de tecido conjuntivo, chamadas meninges, cuja função é proteger o sistema nervoso central. O encéfalo é o principal centro de controle e comando de ações do organismo. Ele é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, ponte, tálamo e hipotálamo.
O sistema nervoso, também chamado de sistema neural, é responsável por controlar as ações voluntárias (correr, falar, andar, etc.) e involuntárias (respiração, digestão, batimentos cardíacos, etc.) que o corpo realiza. De modo geral, ele representa a rede de comunicações do organismo.
Os principais componentes do sistema nervoso dos vertebrados são o encéfalo e a medula espinhal (sistema nervoso central) e os nervos e gânglios nervosos (sistema nervoso periférico). A medula espinhal é protegida pela coluna vertebral, enquanto o encéfalo é protegido pela caixa craniana.
O nosso sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos). O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, elementos importantes na constituição nervosa do nosso organismo.
As células nervosas ou neurônios, são especializadas em comunicação. O cérebro e a medula espinhal, por exemplo, são compostos de uma rede de neurônios entre células de suporte. O axônio conduz os sinais elétricos para londe do corpo celular. Os sinais são produzidos por umfluxo de íons através da membrana celular.
Astrócitos: Astrócitos são células em forma de estrela que circundam os neurônios e suportam a função dos neurônios. Os astrócitos ajudam principalmente a regular o ambiente do cérebro. Os astrócitos também ajudam os neurônios a sinalizar para outros neurônios, passando substâncias químicas de um neurônio para outro.
Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los. … Isso varia, principalmente, de acordo com a composição da matriz e do tipo de células presentes.
O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células unidas e com pouca matriz extracelular entre elas. Nesse tecido, são encontradas células responsáveis pelo revestimento de superfícies e pela secreção de substâncias. Essas células possuem formato variado, o qual é, geralmente, acompanhado pelo núcleo.