Quais Sao As Substancias Psicoativas?

A melhor resposta para a pergunta “Quais são as substâncias psicoativas?”

Respondido por Vitór Azevedo

Quais são as substâncias psicoativas?


Uma droga psicoativa é qualquer substância química que, quando ingerida, modifica uma ou várias funções do sistema nervoso central, produzindo efeitos psíquicos e comportamentais. São drogas psicoativas o álcool, maconha, cocaína, café, chá, diazepan, nicotina, heroína, etc.

FAQ

Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quais são as substâncias psicoativas?” são frequentemente questionados:

✔ Como as substâncias psicoativas agem no cérebro?

Uma substância psicoativa, substância psicotrópica, droga psicotrópica ou simplesmente psicotrópico é uma substância química que age principalmente no sistema nervoso central, onde altera a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência.

✔ Quais são os três grupos de substâncias psicoativas?

Resumindo, então, as drogas psicotrópicas podem ser classificadas em três grupos, de acordo com a atividade que exercem junto ao nosso cérebro: Depressores da Atividade do SNC; Estimulantes da Atividade do SNC; Perturbadores da Atividade do SNC.

✔ Por que as substâncias psicoativas podem ser perigosas?

Tais drogas afetam o cérebro, fazendo com que ele funcione de forma mais lenta. Elas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Exemplos: ansiolíticos (tranquilizantes), álcool, inalantes (cola) e narcóticos (morfina, heroína). São drogas que aumentam a atividade mental.

✔ Por que as drogas fazem mal à saúde?

As consequências à longo prazo de qualquer tipo de droga incluem: Destruição de neurônios, que diminuem a capacidade de pensar e realizar atividades. Desenvolvimento de doenças psiquiátricas, como psicose, depressão ou esquizofrenia. Lesões no fígado, como câncer hepático.

✔ Quais são os efeitos das drogas no corpo humano?

Euforia, excitação, relaxamento e alteração da percepção da realidade são apenas alguns dos efeitos das drogas que fazem com que um indivíduo recorra a elas com mais urgência a cada novo uso.