Respondido por Júlio Dias
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quais são as principais partes de um vegetal?” são frequentemente questionados:
Inicialmente, gostaríamos de destacar uma característica macroscópica que pode ser utilizada como uma forma bastante simples de diferenciar raízes e caules: a presença de gemas (estruturas que dão origem aos ramos) em caules, mas não em raízes. … O caule tem origem no meristema apical presente no epicótilo do embrião.
O estudo da Anatomia Vegetal é de grande importância para todos que trabalham com os vegetais e sem a sua compreensão, os processos fisiológicos que ocorrem nas plantas, as relações filogenéticas entre os vários grupos vegetais e como as plantas se adaptaram aos diferentes ambientes não poderiam ser completamente …
Por exemplo: as plantas conseguem sentir onde é que está a maior umidade do solo. … Além disso, uma outra habilidade muito importante que garante a adaptação das plantas em um ambiente agrícola é a capacidade de controlar a transpiração. Como todos sabem, as plantas transpiram e eliminam água como nós./span>
O tecido parenquimático pode ser dividido em três tipos: parênquima de preenchimento, parênquima clorofiliano e parênquima de reserva. O parênquima de preenchimento é formado por células de tamanhos e formatos variados. É encontrado formando o córtex e medula de caules, raízes, pecíolos e região da nervura das folhas.
Meristemas são tecidos que contêm células embrionárias capazes de se dividirem mesmo após a embriogênese ter sido finalizada. … No ápice do caule e das raízes estão localizados os meristemas apicais (Figura 1). Esses tecidos são responsáveis, principalmente, pelo crescimento em comprimento da planta.
Os tecidos meristemáticos são tecidos de origem embrionária, constituídos por agrupamentos de células com capacidade de sucessivas divisões e diferenciação, formando toda a diversidade de tecidos que formam um vegetal. … – Classificação do meristema primário: protoderme, procâmbio e meristema fundamental.
O meristema primário divide-se em três partes: Protoderme – o protoderme é o meristema que origina a epiderme. Procâmbio – este é o meristema que origina os tecidos vasculares do sistema vascular primário, ou seja, de onde surge o xilema e o floema.
A Endoderme é a camada celular uniserial da raiz vegetal primária que separa o córtex do cilindro central das plantas vasculares. … As células da endoderme possuem, em suas paredes radiais, incrustações de suberina e lignina, que formam a chamada estria de Caspary./span>