Respondido por Rebeca Araujo
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quais são as etapas da receita orçamentária?” são frequentemente questionados:
Os estágios da receita são: lançamento, arrecadação e recolhimento.
A receita orçamentária efetiva: É aquela que causa modificação da situação líquida patrimonial. … São aquelas receitas orçamentárias decorrentes de fatos permutativos, ou seja, não alteram a situação líquida patrimonial.
Receita Orçamentária Efetiva é aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo.
6a Questão (Ref.: Acerto: 0,0 / 1,0 Como exemplo de despesa orçamentária efetiva podemos citar: cobrança da dívida ativa tributária amortização da dívida fundada interna aquisição de bens móveis aquisição de material de consumo auxílio financeiro a estudantes 7a Questão (Ref.: Acerto: 1,0 / 1, …
Por se tratarem de recursos financeiros de caráter temporário, que não se incorporam ao patrimônio público, os seguintes ingressos constituem item da receita extraorçamentária, exceto:
A realização da receita se dá em três estágios: o lançamento, a arrecadação e o recolhimento. De acordo com Kohama, (2014, pg. 83), os estágios da receita pública para pelos seguintes processos. Previsão; Lançamento, Arrecadação e Recolhimento.
Já as despesas (ou dispêndios) extraorçamentários correspondem aos desembolsos realizados pela administração pública para quitar as obrigações decorrentes dos ingressos extraorçamentários. …
1. Despesa; gasto. 2. [Figurado] Prejuízo.
Com base nos dados apresentados na tabela, e sabendo-se que houve inscrição em restos a pagar de parte da despesa executada, é possível afirmar que, na elaboração do balanço financeiro da referida prefeitura, a soma dos ingressos e dispêndios extraorçamentários será igual a zero.
Os princípios orçamentários são premissas a serem observadas na elaboração e na execução da lei orçamentária. … Unidade. O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro e para determinado ente, contendo todas as receitas e despesas.