Respondido por Júlio Souza
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Quais são as características do serviço?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. A prestação de serviços é entendida como a realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo assessorias, consultorias e cooperação interinstitucional.
Ambos são a mesma coisa, apenas o que os difere é uma questão de terminologia e momentos a serem considerados, pois o produto remete à ideia de item produzido e a mercadoria é o item disponível na praça (ponto de venda), sem contudo serem diferentes um do outro.
Bens de Consumo de Especialidades: São bens pelos quais um número significativo de compradores tem preferência especial, e para cuja obtenção fará esforços especiais (tempo de procurar, recursos financeiros – preços, etc..)
Estes níveis são chamados de “hierarquia de valor para o cliente”, sendo eles:
Produto esperado: Podemos dizer que seria o conjunto mínimo de atributos e condições são normalmente fornecidos pelo mercado ao consumidor. No exemplo, o quarto de hotel deve ter camas com lençóis, toalhas, lâmpadas que funcionam e um relativo grau de tranquilidade. É o mínimo necessário para ser hotel.
O produto potencial é tudo aquilo que pode ser feito para atrair e reter os clientes. Enquanto o produto aumentado é tudo que foi ou está sendo feito o produto potencial é o que resta ser feito, o que for possível.
O produto potencial reflete o valor da atividade produtiva caso os recursos disponíveis fossem utilizados em condições de eficiência (“plena capacidade”), dadas as limitações institucionais e tecnológicas da economia.
Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.