Respondido por Davi Cavalcanti
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quais os satélites naturais do sistema solar?” são frequentemente questionados:
Ganímedes
Galileu Galilei
Anéis seriam rochosos No caso de Saturno, os anéis são compostos principalmente por gelo, que permanecem em estado sólido porque o planeta está muito longe do Sol, em uma região literalmente congelante. A temperatura por lá é baixa o suficiente para que o material dos anéis se mantenha estável.
Os anéis que observamos em Saturno são formados por bilhões de fragmentos de gelo e rochas espaciais que variam de tamanho. Alguns são semelhantes a grãos de areia. Outros, ao tamanho de uma casa. Existe um conjunto de 7 anéis principais, com espaço entre eles, em volta do planeta.
Anéis de Saturno nomeados
Nome – Distância do centro de Saturno (km) – Origem do nome
F Ring – 140,180 –
Janus/Epimetheus Ring – 149,000 – 154,000 – Jano and Epimeteu
G Ring – 170,000 – 175,000 –
Pallene Ring – 211,000 – 213,500 – Pallene
De todos os planetas do Sistema Solar, Saturno é o mais conhecido por ter anéis de rocha e gelo. Porém, todos os quatro planetas externos – o já citado Saturno e Júpiter, Urano e Netuno – apresentam anéis, mais ou menos visíveis.
Essa pode ser uma oportunidade de ouro para encontrar o planeta. Pelos próximos dez anos, Saturno irá mover-se continuamente para o Leste, no céu do hemisfério Norte, em direção a Capricórnio. Durante um período de 2017, Saturno ficará visível para observadores da Terra, pois ficará bem próximo do Sol.
30 anos