Respondido por Carlos Costa
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Quais marcas de azeite de oliva são aprovadas?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
A Costa Doce teve dois blends com medalha de ouro e prata e um monovarietal koroneiki medalha de ouro. Por sua vez, o Olivas do Sul foi vencedor da medalha de prata. A marca Prosperato já havia sido eleita a Melhor do Teste no nosso comparador exclusivo de azeites!
Para identificar um bom azeite, algumas observações devem ser feitas na hora da compra, sendo elas:
O melhor azeite, entenda-se o óleo extraído da azeitona, é aquele que tem acidez de até 0,8%, designado por azeite extra virgem, porque esse tipo de azeite, devido à sua menor acidez, tem maior quantidade gorduras boas, melhor a qualidade nutricional e mais benefícios para a saúde.
Chega ao País o premiadíssimo Josep Llorens Palacio de Los Olivos, espanhol que já foi eleito duas vezes o melhor azeite extravirgem do mundo. Elaborado com a azeitona Picual da propriedade da marca, na Espanha, é considerado o mais respeitado azeite espanhol, produzido em quantidades limitadíssimas.
Monini
O melhor tipo de azeite de oliva é o extravirgem, primeiro óleo extraído desse processo. O azeite 100% puro tem acidez menor do que 0,8%, por isso, tem sabores mais intensos e inúmeros benefícios para a saúde.
Verifique se o azeite que você quer comprar tem “sobrenome”: se não disser “virgem”, “extra” ou “extra-virgem” no rótulo, provavelmente trata-se de uma mistura, nem sempre de boa qualidade. O azeite extra-virgem é a categoria mais alta, o que lhe custará um pouco mais – mas vale à pena.
TESTE DE SABOR:
A Associação Norte-Americana de Azeite chamou o teste em casa “completamente falso e enganoso. ”Quase todo azeite se solidifica a baixas temperaturas, dependendo de seus compostos químicos, e mesmo na categoria EVOO, fatores como a variedade de azeitonas e o tempo da colheita afetam a solidificação.
Como saber se o azeite estragou? O primeiro indicativo é o sabor: o azeite estragado terá um gosto desagradável. Esse sabor é diferente, aliás, de um azeite com picância – seja suave ou acentuada.
até 18 meses
Devido aos processos de colheita e produção, variedade de azeitona, tipo de embalagem e forma de armazenamento, o azeite pode alcançar a data de vencimento em várias condições. Se for bem produzido e bem armazenado, mesmo vencido, ainda apresentará aspecto e odores agradáveis e poderá ser consumido.
Ao contrário do que se pensa, não se deve guardar na geladeira. Azeites se contaminam com o cheiro dos demais alimentos. 2 – Tente armazenar numa temperatura de aproximadamente 20ºC. A baixa temperatura pode talhar alterando os componentes do azeite, mudando seu gosto, consistência e o aspecto.
Para conservar a sua integridade e frescura, ele deve ser mantido livre do calor excessivo, do ar, da umidade e sobretudo da luz. O produto deve ser armazenado a uma temperatura de aproximadamente 20ºC. O oleólogo Rafael Klier alerta que o azeite nunca deve ser guardado na geladeira.
Prepare, então, uma solução para conservar as azeitonas. Guarde as azeitonas na geladeira cobertas com água filtrada, sal e um pouco de azeite. Assim, elas não ficarão rançosas e podem permanecer por até duas semanas armazenadas. Antes de adicioná-las à preparação, lave em água corrente.
Mantenha-o longe do alcance do Sol A despensa da cozinha ou um armário são opções adequadas para quando o vinagre ainda não tiver sido aberto, mas após o rompimento do lacre, prefira guarda-lo na geladeira para garantir a melhor qualidade e evitar a formação de um corpo de fundo.
Mantenha o vinagre de maçã em um local fresco Como sempre, o interior de despensas ou armários em temperatura ambiente são adequados o suficiente, mas prefira guardar o vinagre na geladeira se ele já estiver aberto.
Todos os tipos de vinagre devem ser mantidos na geladeira – fora dela, podem sofrer ação de microorganismos e estragar. O mesmo pode acontecer com os produtos fora do prazo de validade.
COMO ARMAZENAR O vinagre deve ser guardado em local escuro, fresco e seco. O calor pode fazer com que microorganismos se desenvolvam, deteriorando o produto. No Brasil, por causa do calor, um bom local para conservar o vinagre é na geladeira, na parte de baixo da porta.
Perceba mudanças no sabor do vinagre. Se ele não tiver mais um sabor tão forte, provavelmente não há problema algum com o produto. Ele pode estar estragando se tiver um sabor estranho ou mais ácido. Nesse caso, é melhor adquirir uma nova garrafa.
Então, basta que se cubra o vidro de boca larga, onde está o fermentado, com pano fino ou nylon.
Vinagre é um ácido. … Você também não deve aquecer ou ferver vinagre em panelas de metal ou pedra.