Respondido por Gabriel Correia
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quais as principais características do romantismo Brainly?” são frequentemente questionados:
O Romantismo no Brasil foi um importante movimento artístico do século XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia, podendo ser dividido em três gerações. … Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.
Além da literatura, o movimento romântico também influenciou a pintura e a música. Na primeira, se destaca o jogo de luz e sombras, as linhas de composição diagonais e as grandes pinceladas. Apresenta temas dramáticos ou revoluções. Francisco Goya e Eugène Delacroix foram os artistas de destaque.
O Romantismo surgiu na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII. Em detrimento ao domínio da razão muito presente nesta época, o Romantismo nasceu com o intuito de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos.
a revolução industrial gerou uma grande mudança na sociedade, redesenhando horizontes e valores, tornando as cidades cada vez mais populosas, o romantismo aborda de forma leve, pois a idealização do belo vai contra a velocidade, as cidades sujas e as vidas miseráveis não casavam com o romantismo, a exploração destes …
O Romantismo teve grande influência da Revolução Francesa principalmente na sua fase inicial pois seus principais mentores vieram do contexto social no qual estava inserida a Revolução Francesa , essa influência se deu grandemente na época da ascensão de Napoleão ao trono .
O Romantismo influenciou as Artes de forma geral, a filosofia e até mesmo o pensamento político de sua época. Durante o período em que esse movimento durou, a sociedade destacou o que foi chamado de espírito romântico: uma atitude e visão de mundo centrada no indivíduo.
O Romantismo surge sobre bases tonais sólidas, o período romântico é o derradeiro momento da música tonal. Entre os traços comuns aos compositores do período podemos ressaltar a maior liberdade de modulação e o cromatismo cada vez mais progressivo que levou os músicos até a fronteira do sistema tonal de Bach.
O Romantismo surgiu na Europa, inicialmente na Alemanha, Inglaterra e França. … Juntamente com a Revolução Industrial (1760 – 1820) e a Revolução Francesa (1789), os valores burgueses moldaram uma nova forma de ver o mundo, com a classe tornando-se um amplo público leitor.
O romantismo surgiu na Europa no século XVIII no contexto da revolução industrial e do iluminismo, movimento intelectual e filosófico baseado na razão. Ele durou até meados do século XIX, quando começa o realismo.
Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam.
As tensões entre liberais e conservadores deflagraram, em 1832, a Guerra Civil Portuguesa, conhecida como Guerra Miguelista, Guerra dos Dois Irmãos ou Guerras Liberais, que perduraria até 1834. Foi durante esse período, principalmente a partir de 1822, que o romantismo surgiu em Portugal.
O início do Romantismo em Portugal é marcado com a publicação, em 1836, de A Voz do Profeta, de Alexandre Herculano, sendo na sequência lançada a primeira revista romântica portuguesa, o Panorama, em 1837.
Tem início em 1825, com a publicação do poema Camões, de Almeida Garrett (1799-1854). Diante de uma crise de identidade, essa geração procura resgatar os mitos históricos de Portugal, como Luís Vaz de Camões (1524-1580).
O romantismo instaura-se um novo modo de expressão em toda a Europa e, consequentemente em Portugal. … Enfim, o ideal romântico, tenta colocar o universo que presenciamos, de forma subjetiva, sendo que a expressão do sentimentalismo não precisa obedecer a nenhuma regra, antes adorada pelos clássicos.
QUAL O NOME DO POEMA INTRODUTOR DO ROMANTISMO EM PORTUGAL? Destaca-se nessa geração o autor Almeida Garrett, autor do poema “Camões”, de 1825, marco inicial do romantismo português.
A diferença é que em Portugal o romantismo é a estética literária que dá início à chamada Era Moderna ou Romântica e, no Brasil, o romantismo marca o início de uma verdadeira literatura nacional e está visceralmente ligado ao processo de independência da colônia.
O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social.
A primeira geração levou o nome de ultrassentimental porque levava os sentimentos ao extremo, falando de temas como a morte e a loucura. Deixando de lado o sentimentalismo, a segunda geração focava em retratar em suas obras as condições miseráveis em que a população se encontrava.
1865