Respondido por Nicolas Pereira
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quais as peças de um jogo de xadrez?” são frequentemente questionados:
O xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro com 64 casas. Cada jogador dispõe de um conjunto igual de 16 peças que Há seis tipos diferente de peças e cada uma delas tem regras distintas de movimento e captura. O objetivo do jogo é dar o xeque-mate, isto é, ameaçar o Rei do oponente com uma captura inevitável.
O campeão mundial de xadrez por correspondência Hans Berliner deu os seguintes valores, baseado em experiência e experimentos de computador:
Conforme mencionado, cada peça tem um valor diferente e não é surpresa que os valores das peças estão diretamente ligados à força delas. Um peão vale um ponto, um cavalo ou bispo vale três pontos, uma torre vale cinco pontos e uma dama vale nove pontos.
O Rei pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção. Com exceção do roque, quando ele se movimenta duas casas em direção a uma das torres, e a torre cola no Rei. Não é permitido que os dois reis fiquem colados um no outro.
Ocorre quando um peão alcança a última casa do tabuleiro. O peão que alcançar a última casa é imediatamente promovido, podendo transformar-se em qualquer peça à escolha do jogador, à exceção do Rei. Portanto, é possível que em uma partida exista mais de uma Dama ou três Torres, três Cavalos, etc.
O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move. Entretanto, os peões adversários podem capturar o peão que anda duas casas como se este tivesse andado apenas uma casa, caracterizando uma captura en passant.
O movimento do peão é a mais restrita das peças de xadrez. … Eles movimentam-se apenas para frente, salvo se ele for “comer” alguma peça. Nesse caso, ele pode movimentar-se para a diagonal, mas nunca para trás.
Você concretiza o tema Ataque a Descoberto (Discovered Attack) quando, movendo uma de suas peças, libera um ataque que antes estava bloqueado por ela e, ao mesmo tempo, a peça que você moveu cumpre alguma outra função tática.
Ataque duplo nada mais é que ameaçar, ao mesmo tempo, duas, ou mais, peças do seu adversário.