Respondido por Eduarda Rodrigues
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Quais as etapas da glicose?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Regulação da glicólise Várias etapas na glicólise são reguladas, mas o ponto de controle mais importante é a terceira etapa da via, que é catalisada por uma enzima chamada fosfofrutoquinase (PFK).
Portanto, a inibição alostérica da fosfofrutoquinase, principalmente pelo ATP, é o principal mecanismo regulador da glicólise. … Assim, sempre que a célula já dispõe de uma concentração de ATP alta, a glicólise é inibida pela ação da fosfofrutoquinase ou da piruvato cinase.
A regulação da glicemia no organismo depende basicamente de dois hormônios, o glucagon e a insulina. A ação do glucagon é estimular a produção de glicose pelo fígado, e a da insulina é bloquear essa produção, além de aumentar a captação da glicose pelos tecidos periféricos insulino-sensíveis.
A regulação metabólica é feita pela modulação de enzimas regulatórias de processos metabólicos chaves, de tal modo que se possa ativar ou inibir reações químicas específicas para cada situação resultando em respostas biológicas adequadas [1,2].
Resposta: Quando ficamos muito tempo sem comer, o nível de glicose no sangue cai e o pâncreas passa a produzir e secretar glucacon estimulando a glicogenólise (quebra do glicogênio aumentando a taxa glicêmica), disponibilizando glicose no sangue, transportado para as demais células.
A homeostase glicêmica é um estado metabólico imprescindível para a sobrevivência do ser humano. Alguns tecidos, como o sistema nervoso central, necessitam de um aporte glicêmico contínuo para manter suas funções.
A homeostase é a capacidade dos organismos de manterem seu meio interno em certa estabilidade. … Para manter a homeostasia, nosso meio interno deve manter certos valores sem alterações. Isso é conseguido graças a diversos processos fisiológicos que ocorrem de maneira coordenada e que garantem o equilíbrio.