Portugues 02052022062736? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Natural retorno passarinho que a poluiçãoEspantou sou eu que Natural retorno
O passarinho que a poluição Espantou sou eu que voa Para seus braços. A água que a indústria sujou Sou eu que desemboca límpido Em sua barriga. O mato que a cidade cortou Sou eu que cresce viçoso Em suas pernas. O bicho que a civilização matou Sou eu que corre célebre Para o seu corpo. Nem tudo está perdido.
1 ☛ Identifique no poema os pronomes relativos e os seus antecedentes.
2 ☛ O poema estabelece uma relação entre as ações do ser humano e a natureza.
a ⇒ De que tipo é essa relação?
b ⇒ De acordo com o ponto de vista expresso no poema, a natureza, apesar de sofrer com as ações humanas, tende a morrer? Por quê? Justifique sua resposta por meio do título do poema.
1. Os pronomes relativos são aqueles que estabelecem uma ligação com algo que foi falado anteriormente no texto. No poema, temos a repetição do pronome relativo “que” . Seus antecedentes são: Passarinho; Eu; Água; Mato; Bicho. 2. a) Na relação exposta no poema, percebemos que o homem prejudica a natureza com a poluição e o desmatamento, afastando pássaros, poluindo águas e matando animais. b) O título do poema “Natural retorno” dá a entender que nada de fato morre, mas há um constante ciclo de destruição e posterior construção, o que pode ser identificado no verso “Nem tudo está perdido” . Leia mais sobre poemas em: 2920547