O tema A Guerra Fria é muito cobrado tanto nas provas de História quanto nas de Geografia. Para ser aprovado nos concursos é necessário ter domínio de conhecimentos gerais e há alguns assuntos que são muito incidentes nas provas, principalmente a História Contemporânea, principalmente o século XX
Os mujahidin, grupos islâmicos que defendem a fé, tentam combater a revolta comunista. Os Estados Unidos financiaram os mujahidin para que lutassem contra os comunistas.
Para tentar deter o movimento comunista e reverter a tomada do poder, os Estados Unidos realizam uma invasão na Baía dos Porcos. A tentativa, no entanto, fracassa. Che Guevara e Fidel Castro ganham e pedem auxílio a Moscou.
Os primeiros sinais manifestaram-se na Alemanha Oriental, na Hungria e na Polônia. Os alemães derrubaram o Muro de Berlim, no final de 1989, e promoveram a reunificação da Alemanha, os húngaros abriram as fronteiras do país com o Ocidente e os poloneses elegeram o primeiro governo não comunista desde a Segunda Guerra.
Conhecida por ser uma guerra ideológica, ela se caracterizou pela busca da hegemonia política, econômica, militar e tecnológica entre os EUA e URSS que não se enfrentaram diretamente em um conflito armado.
Estados Unidos e União Soviética protagonizaram uma das grandes disputas da história da humanidade. Ela envolveu conflitos ideológicos, lutas armadas, tentativas de influência, estratégias de espionagem e sabotagem.
Como foi formada pelos vencedores do conflito, os organismos de maior poder são dominados por eles, refiro-me aos membros do C.S permanente da ONU. É o órgão máximo da instituição e seus membros podem em conjunto declarar uma guerra, uma intervenção militar em conflitos civis e cada membro possui poder de veto, ou seja, se qualquer um deles vetar (não aprovar) um conflito, ele não foi aprovado pela organização. Dos 193 Estados membros, são eleitos a cada dois anos os membros rotativos do conselho de segurança. Veja bem: O conselho de segurança permanente da ONU possui um poder muito grande e representa o equilíbrio mundial de poder em 1945. De todos os membros da organização há 15 no conselho de segurança, em que 10 são rotativos e 5 permanentes. Quem são os permanentes? EUA, Inglaterra, França, Rússia (herdeira da ex-U.R.S.S) e China (ingressou em 72). Não é coincidência que dois polos mundiais de poder na globalização, Alemanha e Japão não pertencessem ao C.S permanente: eram os países do Eixo, bloco militar formado por Alemanha, Itália e Japão, que foram derrotados na Segunda Guerra.
Gorbachev ficou realmente famoso por três momentos. Primeiro, abriu documentos antigos da União Soviética, que permitiu ao mundo conhecer algumas atrocidades que haviam sido perpetradas.
A Guerra Fria cai tanto, pois é a formação do mundo contemporâneo, e um tópico essencial para entendermos as Atualidades. Neste encontro vou narrar, sobre o que foi o período e as principais características da Guerra Fria. Adiante encontrará algumas questões de concursos para você perceber como o assunto é abordado pelas principais bancas.
Após a partilha da Alemanha no fim da II Guerra, Stalin começou a estabelecer a famosa Cortina de Ferro. Na Conferência de Potsdam, na Alemanha, Truman, Stalin e Churchill se reuniram e determinaram a divisão da Alemanha entre lado ocidental, dividido entre os Estados Unidos, Inglaterra e França, e lado oriental, pertencente à União Soviética.
A Guerra Fria criou um clima de forte tensão internacional a respeito da possibilidade de um conflito aberto entre americanos e soviéticos. A existência de armamentos nucleares e termonucleares sob a posse desses países tornava essa expectativa algo pavoroso.
Pensando em alternativas para frear a influência do Plano Marshall sobre nações socialistas, os soviéticos optaram por um projeto de apoio às relações econômicas entre os países do Leste Europeu.
Perceba que durante a Guerra Fria, a capital do país, Berlim, ficava totalmente no território oriental, ou seja, do lado soviético, mas seu território seguia a mesma divisão do país: lado oriental para a URSS e lado ocidental para os aliados capitalistas. Então, para levar suprimentos e estabelecer contato do mundo capitalista ocidental, com o mundo socialista em Berlim ocidental, era estabelecido por pontes aéreas, pois as fronteiras terrestres soviéticas eram fechadas.
Na visão de Truman, era papel dos EUA liderar a luta contra o avanço do comunismo no continente europeu. Esse é um dos pontos chaves para entender o que foi a Guerra Fria, aponta Odd Arne Westad no livro The Cold War: A World History.
Os Estados Unidos foram derrotados no Vietnã em 1975. Essa guerra foi extremamente impopular nos EUA. Os americanos retiraram-se do conflito em 1973, sem alcançar seus objetivos. Os comunistas tomaram o controle do país, em 1976, logo após vencerem a guerra.
Esse processo foi liderado por Osama Bin Laden, que encaminha os financiamentos. Osama Bin Laden perdeu filhos, família, amigos e companheiros na guerra dos mujahidin contra o exército comunista.
O muro de Berlim (1962-1989) foi construído no auge da Guerra Fria em 1962, pois com o maior desenvolvimento de Berlim ocidental, as fugas dos alemães do lado socialista ficaram muito grandes, gerando a reação soviética de construção do muro. Ficou em pé até 1989, quando foi derrubado pela própria população da Alemanha Oriental. Foi o grande símbolo da Guerra Fria.
Ainda com o objetivo de diminuir a influência das nações socialistas, os Estados Unidos dão mais um passo e, ao lado de países como Canadá, Portugal, Dinamarca, Reino Unido e Itália, assinam o Tratado do Atlântico Norte e criam a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), cujo propósito era criar uma força militar conjunta e evitar o avanço dos ideais socialistas.