O caruru é uma planta rica em cálcio, magnésio e manganês, minerais essenciais para a formação e manutenção da saúde dos ossos e dentes, ajudando a prevenir osteoporose, quedas e fraturas.
Uma porção de 100 gramas apresenta 34 calorias. Ao mesmo tempo, a caruru é uma planta que fornece nutrientes importantes como cálcio, fósforo, ferro e fibras, além de um pouquinho de vitamina C.
Além disso, o caruru também é rico em fibras que diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e prevenindo a resistência à insulina e diabetes. Veja outros alimentos ricos em fibras.
“É o caso do Caruru-de-Sapo, Oxalis martiniana Zuccini, família das Oxalidaceae; o Caruru-do-Reino, Boussingualtia baselloides H.B.K. família das Baselaceae; Caruru-Bravo, que é da família das Fitolacaceae; Caruru-das-Cachoeiras, Mourera fluviatilis Aublet, família das Podostemaceae; Caruru-Língua-de-Vaca, Talinum patens Jacquin, família das Portulacaceae; e muitas outras.”
A planta faz parte da cultura local sendo utilizada na culinária e principalmente como ingrediente para o preparo de chás. Para muitos, apesar de ser extremamente nutritiva e com muitos benefícios e utilidades, a planta é considerada uma invasora das plantações e é vista como um mato que deve ser exterminado.
Indicações: corrimento vaginal, desnutrição infantil, doença venérea, afecção do fígado, febre, aleitamento. Parte utilizada: folhas, sementes, raízes. Contra–indicações/cuidados: a flor não deve ser consumida por gestantes, lactantes, nem por cardíacos.
Das folhas do caruru se fazem saladas, molhos e refogados. Os talos e folhas também entram em receitas de panquecas, tortas, bolos e pastéis. E as suas sementes são acrescentadas à massa de pão.
Você jamais deve fazer e, obviamente, ingerir o chá à base de caruru-bravo porque ele é tóxico. Caso passe mal depois que tomar um chá ou qualquer outra preparação com caruru, procure rapidamente o auxílio médico.
A planta também é conhecida como caruru-de-Cuia, Caruru-Roxo, Caruru-de-Mancha, Caruru-de-Porco, Caruru-de-Espinho, Bredo-de-Chifre, Bredo-de-Espinho, Bredo-vermelho ou Bredo. … Planta brasileira é rica em nutrientes e pode ser consumida de diversas maneiras. Planta contém propriedades antibacterianas.
Elas também podem interagir negativamente com medicamentos, suplementos e outras plantas no organismo, principalmente quando são consumidas em doses excessivas.
As fibras presentes no caruru reduzem a absorção da gordura dos alimentos, ajudando a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, e evitando doenças, como aterosclerose, infarto e derrame.
Para não confundir com outras alimentícias e medicinais, cada qual no seu quadrado, saiba que há outras plantas cujo nome regional também é caruru mas que pertencem à outras famílias botânicas. portanto, possuem outras características e qualidades:
Popularmente é usada para problemas digestivos, para combater diarreia, parasitas, hemorragias internas, menstruação excessiva, úlceras na pele, febre, irritação na garganta e tosse.
O caruru deve ser consumido sempre cozido, para evitar a ingestão de compostos tóxicos que algumas espécies, quando consumidas cruas, podem ter. Essa planta pode ser adicionada ao feijão ou usada no preparo de panquecas, omeletes, tortas, bolos e pães.
O caruru também previne a anemia, já que é uma planta rica em ferro. Da mesma forma, ele melhora o fornecimento de oxigênio para o organismo.
O caruru é rico em manganês, magnésio e zinco, minerais que melhoram o funcionamento do cérebro e participam da produção de serotonina, que é um neurotransmissor que ajuda a diminuir a ansiedade e melhorar o humor.
Ao mesmo tempo, o mineral trabalha na manutenção de um batimento cardíaco normalizado, contração e relaxamento dos músculos e liberação de hormônios e outras substâncias químicas.
Além de ajudar a formar e manter ossos e dentes saudáveis, o cálcio contribui com a coagulação sanguínea e com o envio e o recebimento de sinais nervosos.
De nome científico Amaranthus viridis, o Caruru pertence à família das Amaranteaceas e possui propriedades medicinais benéficas para o organismo atuando no tratamento e na prevenção de doenças.
Ela é perene, possui caule alto e retilíneo. Ela é ramosa e compõe touceiras. Possui flores pequenas dispostas em racemos eretos, a princípio branco-esverdeadas, que depois se tornam púrpuras. O fruto é uma baga carnosa e polposa, de gosto adocicado enjoativo, um tanto acre, contendo uma semente.