Respondido por Ana Melo
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Para que serve o Carbonato de lítio 300mg?” são frequentemente questionados:
Diarreia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e falta de coordenação podem ser os primeiros sinais de intoxicação de lítio, e podem ocorrer em concentrações de lítio abaixo de 2,0 mEq/L. Em concentrações mais elevadas podem ocorrer vertigem, ataxia, visão turva, zumbido aumento do débito urinário.
Quando as duas doses são desiguais, a maior dose deve ser administrada à noite. No exemplo dado, com uma dose diária total de 1.
O Carbonato de Lítio diminui a reabsorção de sódio nos túbulos renais podendo levar à depleção do sódio. Portanto, é essencial que o paciente mantenha uma dieta normal, incluindo a ingestão de sal e adequada ingestão líquida (2-3 l/dia) pelo menos durante o período de estabilização do tratamento.
O carbonato de litio, sal utilizado como estabilizador do humor, pode trazer d nutre seus efeitos adversos o aumento de peso por possuir um efeito antitireoideano que lentifica o metabolismo energético. A despeito disto é um tratamento efetivo para transtorno bipolar e depressões recorrentes.
Comprimido revestido 300mg Os efeitos benéficos do tratamento com Carbolitium® (carbonato de lítio) podem demorar algumas semanas para se manifestarem; assim, não interrompa o tratamento nem modifique as dosagens prescritas sem o conhecimento do seu médico.
Em geral, é defendido nível baixo de lítio (< 0,6 mEq/L) em idosos. Em pacientes crônicos (com depressão, esquizofrenia e ciclotimia) e sintomáticos, um ensaio de quatro semanas com litemia adequada (ou máxima tolerada) é suficiente para determinar a utilidade clínica do lítio.
Desmame do lítio Interromper os medicamentos de maneira abrupta pode ser muito perigoso e, por isso, é necessário diminuir as doses gradualmente, como um bebê na fase de desmame — por isso o nome.
A descontinuação abrupta precisa ser evitada. Ao interromper o tratamento com o citalopram, reduzir gradualmente a dose durante um período de uma ou duas semanas, para evitar possíveis sintomas de descontinuação (ver Advertências e Reações Adversas).
A retirada necessita ser gradual. Deve buscar um psiquiatra, ele avaliará se já é o momento adequado para o desmame, recomendará a forma correta de retirada. A venlafaxina deve ser retirada de forma gradual, pois o paciente terá grandes chances de ter um quadro de “mal estar” se parar de forma súbita.
Quanto às outras perguntas, o ideal é sempre parar o medicamento lentamente. Sabe-se que uma diminuição de dose com duração maior que 2 semanas por vez ajuda muito a aliviar qualquer sintoma de retirada do remédio. Alguns medicamentos como Paroxetina ou Venlafaxina dão muitos efeitos se cessados subitamente.