EQST

Para Que Serve A Dva?

A melhor resposta para a pergunta “Para que serve a DVA?”

Respondido por Tomás Cardoso

Para que serve a DVA?


A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o demonstrativo contábil que evidencia, de forma sucinta, o valor gerado por uma empresa em determinado período, bem como a sua distribuição entre todos aqueles que participaram de sua produção.


FAQ

Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Para que serve a DVA?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:

✔ Como se calcula a DVA?

Para seu cálculo, é necessário contabilizar todas as receitas operacionais e não-operacionais do período. Em seguida, são subtraídas da receita total todas as despesas operacionais do intervalo analisado. Chegamos, assim, ao chamado Valor Adicionado Bruto.

✔ Pode-se afirmar que valor adicionado e A o?

Valor adicionado representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade.

✔ O que é Demonstração do Resultado do Exercício DRE?

Traduzindo, DRE nada mais é do que um relatório que demonstra de forma resumida as operações realizadas pela empresa. Nele são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.

✔ Qual a finalidade da DRE e quais são seus principais elementos de contas?

Para que serve a DRE? A DRE é uma grande aliada do empreendedor. Por isso, saber usá-la é tão importante para a administração da sua empresa. Esse relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio.

✔ Quais são os elementos que compõem uma demonstração do resultado do exercício e quais as possíveis situações que fazem nascer tais contas?

A Lei 6.

✔ O que compoe um DRE?

O que é DRE A DRE apresenta a síntese dos resultados das atividades operacionais e não operacionais da empresa. Isso é feito de forma gerencial, com as projeções de crescimento, custos, etc, como de forma fiscal, apresentando os impostos e taxas recolhidas durante o ano.

✔ Onde entra empréstimos na DRE?

No mesmo dia do pagamento do empréstimo deve ser feito um lançamento de despesa referente ao Juros do empréstimo. É esse valor que interfere no DRE. Porém ele não é lançado tudo de uma vez. Ele deve ser lançado mensalmente conforme os pagamentos forem sendo realizados…

✔ Onde entra vendas canceladas na DRE?

RECEITA BRUTA – VENDAS CANCELADAS – DESCONTOS CONCEDIDOS INCONDICIONALMENTE – IMPOSTOS INCIDENTES SOBRE VENDAS = RECEITA LIQUIDA. Então, na nossa demonstração do resultado do exercício as VENDAS CANCELADAS, devem ser apresentadas logo após a linha de RECEITA BRUTA DE VENDAS.

✔ Como lançar na contabilidade seguro de vida?

A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais. Mensalmente, se calcula a proporção do número de dias segurados no mês/número de dias da vigência da apólice x valor do prêmio de seguro. Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito!