Respondido por Thaís Rodrigues
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Onde se encontram os mares de morros?” são frequentemente questionados:
No país, os mares de morros estão localizados na faixa litorânea, abrangendo as regiões nordeste, sudeste e sul do país. … Fazem parte dos mares de morro: a Serra do Mar, Serra da Mantiqueira, Serra de Diamantina, Serra do Espinhaço (ou Serra Geral), Serra da Canastra, Serra do Caparaó, dentre outros.
Mar de morros ou Mares de morro é uma denominação criada pelo geógrafo francês Pierre Deffontaines e consagrada pelo geógrafo brasileiro Aziz Ab’Saber, que se utilizou dessa expressão para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico (Serra Geral).
Resposta. Resposta: Porque se encontra na costa litorânea, local de início da colonização portuguesa e área tradicional de intenso uso com agricultura para exportação, como cana de açúcar e o café.
Verificado por especialistas. Basicamente, os impactos ambientais causados pelos mares de morros (relevo com morros arredondados) são vistos em: processo de lixiviação – por conta da formação dos morros presentes no litoral brasileiro, a água da chuva faz a lavagem do solo e leva os principais nutrientes deste.
O bioma Cerrado é encontrado na parte mais central do País, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
O Cerrado também fornece água, seja pelas suas águas subterrâneas, seja pelas nascentes de diversos rios que contribuem para importantes bacias hidrográficas do país. Muitos são os valores deste bioma e dos serviços ambientais (ou ecossistêmicos) de extrema importância econômica e social por ele prestados.
Ocupando quase 10% do território nacional, com 736.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e compreende cerca de 11% do território nacional e 70% da Região Nordeste. Apresenta uma grande biodiversidade. … O nome “Caatinga” possui origem tupi-guarani e significa “floresta branca”.
A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. … As singularidades da Caatinga resultam em uma fauna diversa composta por mais de 800 espécies animais.
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.
O Cerrado possui função ímpar na preservação da fauna no território brasileiro por encontrar-se encravado na porção central do Brasil e fazer contato com todos os outros biomas do país. … Um dos principais impactos causadores da perda de biodiversidade da fauna no Cerrado é a fragmentação de habitats.
O Cerrado tem como característica a formação arbustiva e herbácea, com árvores de porte baixo (de até 10 metros), troncos retorcidos, raízes profundas e vegetação rasteira com presença de gramíneas.
O Bioma Pantanal ocupa uma extensa planície, que abrange parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pelos territórios do Paraguai e da Bolívia. Como o próprio nome diz, é um grande pântano. Tem como características o alagamento de suas planícies durante os períodos de chuva.