A água pode ser encontrada no planeta Terra em três estados físicos diferentes: o sólido, o líquido e o gasoso.
Mesmo quando 70% da superfície da Terra está coberta de água, ela representa apenas uma pequena parte do volume total do planeta. A água pode ocorrer em três estados físicos: Sólida, na forma de gelo, líquida e gasosa na forma de vapor.
Essas mudanças de estados físicos da água são as responsáveis pela formação do ciclo da água, que permite a manutenção da atmosfera que garante a vida terrestre.
Essa transformação ocorre em mudanças bruscas de temperatura, mas é pouco comum no dia a dia, elas acontecem mais no ambiente industrial, o gelo seco é um exemplo de sublimação da água.
Cerca de 70% de toda a água doce é utilizada em irrigação de plantações e, a maior parte dessa água não pode ser reaproveitada, pois encontra-se contaminada por fertilizantes e pesticidas químicos. Dos 30% restantes, aproximadamente 20% são utilizados pela atividade industrial em seus processos de produção.
Em nosso sistema solar, evidências de água líquida foram encontradas em pequenas proporções e por um pequeno período de tempo em Marte, enquanto em várias luas de Júpiter e Saturno há suspeita de sua existência, mas não foi comprovada. Se a terra estivesse apenas 5% mais próxima ou mais distante do sol, a água seria completamente congelada ou na forma de vapor.
Os átomos, por sua vez, tem capacidade de realizar ligações originando assim moléculas. Dependendo da organização dessas moléculas, a substância em questão se encontrará em determinado estado físico, que pode ser sólido, líquido ou gasoso.
A temperaturas entre 0 e 100 graus Celsius, a água está no estado líquido. Nesse estado, sua forma é definida pelo contêiner que o contém, pode fluir e possui volume constante. A água pode permanecer no estado líquido a menos de 0 graus Celsius se a pressão a que é submetida for muito alta, como abaixo das calotas polares.
Na sublimação ocorre a transformação da água em estado gasoso para o sólido sem passar pelo estado líquido, ou seja, de forma direta, pulando um estado físico.
02. [UFSM] Quando se está ao nível do mar, observa-se que a água ferve a uma temperatura de 100 °C. Subindo uma montanha de 1 000 m de altitude, observa-se que:
A condensação é o processo em que o vapor d’água se transforma em água líquida, ou seja, é a passagem do estado gasoso para o líquido. Ela também pode ser chamada de liquefação.
Mudança de estado físico ocorre quando uma substância passa de um estado como sólido para o líquido, por exemplo. Ou quando a água em estado de vapor passa para estado líquido.
As mudanças de estado físico incluem fusão, vaporização, solidificação, liquefação ou condensação e sublimação. ... Todas as substâncias podem ser encontradas nesses três estados físicos, a depender apenas de duas grandezas: a temperatura e a pressão.
Além disso, o ar é essencial para o clima, a distribuição da chuva e a dispersão de sementes as quais favorecem a produção agrícola. Por outro lado, ele favorece o desenvolvimento de diversas doenças por vírus, bactérias e microrganismos, os quais são levados pelas correntes de ar.
A água está em estado gasoso quando atinge temperaturas superiores a 100 graus Celsius. O vapor de água flutua na atmosfera na forma de nuvens e, em geral, no ar que respiramos, e só se manifesta na forma líquida quando o ar fica saturado quando esfria, quando a água se condensa como gotas de orvalho.
A fusão é a transformação do estado sólido em estado líquido e acontece quando a temperatura do estado sólido que está abaixo de 0 °C começa a aumentar e chega a 0 °C, ou seja, o ponto de fusão da água é 0 °C.
A água no estado gasoso é encontrada na forma de vapor de água que existe no ar que forma-se através da evaporação da água dos mares, rios e lagos. Na transpiração e respiração dos animais e vegetais também existe vapor de água.
As condições que determinam esses estados são a temperatura e a pressão atmosférica do local onde a água se encontra.
Uma característica muito importante das mudanças de estado físicos é que elas podem ser revertidas. Uma substância em estado sólido pode ficar líquida e pode voltar a ser sólida.