Respondido por Rebeca Souza
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que são normas e rotinas?” são frequentemente questionados:
O Manual de Normas e rotinas do serviço de enfermagem da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do adolescente -UASCA é uma ferramenta de gestão de qualidade, onde contém ações descritivas de técnicas e procedimentos relacionados ao cuidado do paciente.
A CME é classificada em três tipos de acordo com sua forma de funcionamento.
O fluxo de uma CME deve ser contínuo e unidirecional dos artigos evitando o cruzamento de artigos sujos com os limpos e esterilizados, bem como evitar que o trabalhador escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa, conforme Figura 01.
Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).
Tipos de esterilização a) Métodos físicos: Calor úmido: autoclavagem, pasteurização e tindalização; • Calor seco: flambagem e estufa de ar quente; • Filtração: microfiltração em membranas (0,2 µm); • Radiação não-ionizante: radiação ultravioleta; • Radiação ionizante: raios gama e raios X de alta energia.