Respondido por Rebeca Dias
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que quer dizer Ars Gratia Artis?” são frequentemente questionados:
Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. A origem desse conceito remonta a Aristóteles, mas só foi desenvolvido e consolidado em meados do século XVIII.
Segundo ele, é a separação relativa na sociedade burguesa entre, por um lado, a obra de arte, e, por outro lado, a prática da vida, que favorece a extrapolação para a idéia errônea de que a obra de arte é totalmente independente da sociedade. … A fonte do conceito de autonomia da arte é o pensamento estético de Kant.
Verificado por especialistas. Bom, a Arte Utilitária, também conhecida por Arte Aplicada, é quando basicamente ela ser como algo útil para algo ou alguém. Não estando ali apenas como um “enfeite”, ou seja, ela difere da “arte pela arte“.
A arte com função formalista atribui maior qualidade à forma de apresentação da obra, ao seu significado e aos motivos estéticos. Consiste em retratar e expressar a figura de um lugar, de um objeto ou de uma pessoa de modo que esses possam ser reconhecidos.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
Pois bem, arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo: … é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos; nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção.
III – A função social do artista é expressar a sua arte de acordo com a sua própria persuasão íntima, e de acordo com os grandes ideais da sociedade.
Confira algumas das principais obras de arte de artistas brasileiros que marcaram a cultura e a história do país.
Arte indígena no Brasil
Pinturas famosas do mundo
A Caipirinha
O que mais conta na hora da valorização de uma obra de arte, portanto, é o nome do artista que a assina. Sua história, a evolução do seu trabalho e, principalmente, o seu reconhecimento. A obra agrega muito mais que cores, valores e sentimentos do artista.