Respondido por Miguel Azevedo
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que pode causar infiltração?” são frequentemente questionados:
Trincas: Não chegam a abrir frestas nas paredes, mas elas também podem atingir a parte estrutural, como pilares, vigas e lajes. … Se identificada na parte estrutural pode considerar seu nível de gravidade urgente, agora se as trincas estiverem apenas nas paredes é necessário observar se estão aumentando ou não.
Como resolver infiltração na parede?
Aplicar o produto impermeabilizante mais adequado para o local, reaplicar a argamassa e a massa corrida e, por último, a tinta. – Entre os revestimentos para paredes, as pedras são bons impermeabilizantes. Em ambientes de muita água, como fachadas, as mais indicadas são as menos porosas. Granito é um bom exemplo.
Casa fechada, chuvas frequentes e umidade excessiva são os principais fatores responsáveis pela formação de mofo na parede. Além das paredes, os primeiros sinais do fungo costumam aparecer também dentro de armários e gavetas. Os móveis são mais fáceis de limpar. As paredes, por outro lado, dão muito mais trabalho!
Viver com umidade e mofo é um perigo para a saúde. Os esporos produzidos pelo mofo podem agravar a asma e transmitem bactérias que podem causar até infecções. Esse risco é maior em pessoas vulneráveis como idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas.
Quanto maior a umidade, maior a chance de reprodução dos fungos. Outra curiosidade é o ”bicho” do mofo: um inseto marrom claro e menor do que uma formiga que se alimenta do fungo em paredes e móveis. Uma vez que você eliminar o mofo, ele também irá embora.