Respondido por Kaua Pinto
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que pode causar hipotensão?” são frequentemente questionados:
Problemas gastrointestinais. Alguns problemas gastrointestinais, como a gastrite, gastroenterite, refluxo e pancreatite, por exemplo, podem causar, dentre outros sintomas, mal-estar, sensação de queimação e ânsia de vômito, que normalmente aparece logo após as refeições, gerando bastante desconforto.
Na publicação, explica que a distensão abdominal, vulgarmente conhecida como barriga inchada, é produzida, entre outras razões, pelos alimentos que consumimos que são fermentados em excesso, que fazem com que o processo de digestão não decorra corretamente.
Invista em alguns alimentos que auxiliem a desinchar, como pepino, agrião, aspargo, tomate, berinjela, melancia, kiwi, abacaxi, morango e limão. Eles são diuréticos e ajudam a potencializar os efeitos neste processo. Beber 2l de água por dia faz toda diferença na hora de desinchar e eliminar toxinas.
Para diminuir o inchaço, coma com mais frequência frutas, verduras e alimentos ricos em potássio, como batata, feijões, abóbora, abacate, banana, mamão e damascos secos. Além disso, chás, especialmente de boldo, hibisco e verde, têm função diurética e ajudam na diminuição da retenção de líquido.
O mais famoso diurético de alça é a furosemida, também conhecida pelo nome comercial Lasix®. A furosemida é o diurético mais potente no mercado. Para se ter uma ideia, em pessoas normais apenas 0,4% do sódio filtrado nos rins sai na urina, os 99,6% restantes retornam para o sangue.
Melancia, melão, abacaxi e pera são exemplos de frutas benéficas para quem quer desinchar, pois são ricas em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água. Juntas, essas substâncias aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais.
Os alimentos diuréticos são aqueles que possuem alto teor de água na sua composição, e, por isso, contribuem para hidratação e consequente redução do inchaço do corpo. São também excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, importantes reguladores do nosso metabolismo.
Veja alguns alimentos diuréticos para incluir no cardápio