Respondido por Sophia Rocha
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “O que foi o fim do socialismo?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
As Revoluções de 1989, Outono das Nações, colapso do comunismo, Revoluções do Leste Europeu ou queda do comunismo foram uma onda revolucionária que varreu a Europa Central e Oriental no final de 1989, terminando na derrubada do modelo soviético dos Estados comunistas no espaço de poucos meses.
A insatisfação popular reforçava o anseio de surgir uma abertura política e econômica no país para buscar melhorias sociais. O desejo de implantar um governo democrático na União Soviética consolidou a queda do socialismo no país. … A queda do Muro de Berlim representou a queda do regime socialista no mundo.
O controle do governo, o baixo nível tecnológico, as dificuldades financeiras e a falta de um mercado para bens de consumo fizeram com que o socialismo entrasse em crise profunda. A população soviética estava descontente com o sistema socialista e passou a forçar o governo para uma abertura política e econômica.
A insatisfação popular que estava em busca de abertura econômica e política; A busca por um sistema democrático na URSS; A queda do muro de Berlim; A ascensão do capitalismo e a difusão da globalização.
No Natal de 1991, a crise do bloco socialista provocava o desmembramento da União Soviética, colocando um ponto final na Guerra Fria. No dia 25 de dezembro de 1991, a icônica bandeira vermelha com a foice e o martelo da União Soviética (URSS) tremulou pela última vez no alto do Kremlin, a sede do governo.
Consequências: Estímulo à exploração ambiental, exploração humana, desigualdade social, concentração de renda, lucro, ganância, etc…
Economia. Economias socialistas partem da premissa que “indivíduos não vivem ou trabalham de forma isolada mas vivem em cooperação uns com os outros. Ademais, tudo o que as pessoas produzem é de algum modo um produto social, e todos que contribuíram para a produção de um bem é intitulado a uma parte dele.
Capitalismo é o que prevalece no mundo atual. Ele consiste em um sistema em que o capital (dinheiro) está nas mãos das empresas privadas ou pessoas que contratam uma mão de obra em troca de salário. Já o socialismo, visa uma sociedade totalmente igualitária.
Capitalistas: Holanda, Nova Zelândia, EUA, França, Reino Unido, Brasil, Alemanha Ocidental, Austrália, Portugal, Espanha, Socialistas: Rússia, Bulgária, China, Coréia do Norte, Vietnã, Polônia, Alemanha Oriental, Cuba, Checoslováquia, Hungria.
São características clássicas do capitalismo: Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual. Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital. … Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo.
Características do capitalismo
As principais características são: economia de mercado, propriedade privada dos meios de produção, lei da oferta e da procura, concorrência, trabalho assalariado, etc.
No sistema capitalista, os proletários trabalham para os burgueses e recebem um salário em troca de sua força de trabalho. O trabalho assalariado no capitalismo é fundamental para a manutenção do sistema, afinal, é com o salário que os trabalhadores compram bens e serviços e garantem o funcionamento do sistema.
ter experiência no segmento em que atua; ter habilidade para trabalhar em equipe e ser produtivo; ter boa comunicação e se esforçar para estar atualizado em sua área de atuação; ter capacidade de planejamento e utilizar isso em relação à sua própria carreira.
Características. No trabalho informal não há carteira de trabalho assinada, tal como não há obviamente contrato de trabalho e nem emissão de notas fiscais. As contribuições e os impostos também não são pagos nessas situações. O perfil dos trabalhadores informais não é constante.