Respondido por Gabriela Fernandes
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “O que é visão de halos?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Os chamados “halos” são uma espécie de contorno brilhante que aparecem ao redor de objetos luminosos, como por exemplo uma lâmpada. Esse sintoma aparece quando a pressão ocular está alta. Muitas vezes ele pode estar associado com dor e vermelhidão dos olhos.
Sempre que os pacientes sentirem sintomas do tipo luzes, clarões, relâmpagos, ou seja: fotopsias: será necessário exame de suas retinas periféricas e, eventualmente, será necessário tratamento com fotocoagulação da retina pelo laser argônio com o objetivo bem definido de diminuir chance de essa situação causar um …
O que causa os “flashes” luminosos? Quando o humor vítreo traciona a retina, ela produz a sensação que estamos vendo “flashes” de luz. É um estímulo mecânico direto sobre a retina. Os mesmos efeitos podemos conseguir, quando fechamos e comprimimos o globo ocular.
As moscas na visão ou moscas volantes são consequência de um processo chamado descolamento do vítreo. Este processo é normal, fisiológico do envelhecimento. Isso acontece pois alguns lugares de onde o vítreo descola da retina têm uma tendências maior a gerar uma opacidade no gel transparente que é o vítreo.
Moscas volantes são pontos ou manchas que parecem flutuar no campo de visão. O problema ocorre devido a pequenas condensações no vítreo (gel que preenche a cavidade posterior do globo ocular), fazendo com que a luz seja bloqueada e uma sombra se projete na retina, dando a sensação de pontos de formas variadas.
Estes pontos pretos são chamados de moscas volantes. O termo veio do latim, pois há mais de dois mil anos, na Roma antiga, as pessoas já usavam a expressão “muscae volitantes” para descrever esse problema oftalmológico.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
Moscas volantes são pontos ou manchas que parecem flutuar no campo de visão. O problema ocorre devido a pequenas condensações no vítreo (gel que preenche a cavidade posterior do globo ocular), fazendo com que a luz seja bloqueada e uma sombra se projete na retina, dando a sensação de pontos de formas variadas.
Normalmente, as fibras quebram, permitindo que o vítreo encolha e se separe da retina. Este é o descolamento vítreo. Na maioria dos casos, um descolamento vítreo, também conhecido como descolamento vítreo posterior, não ameaça a visão e não requer tratamento.
O vítreo proteje a retina contra traumas e abalos, quando ele descola é fundamental avaliar polo posterior, afastando qualquer eventual problema, poderá manter as atividades físicas.
Não há contra-indicação formal à viagem de avião apenas por descolamento do vítreo. Faça seu exame regularmente com médico especialista em retina.
O vítreo é uma substância gelatinosa e viscosa que se encontra no segmento posterior do olho, entre o cristalino e a retina. Causando pressão constante, atua de modo a manter a forma esférica do olho.