Respondido por Paulo Alves
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “O que é uma descrição objetiva?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Arte é algo universal, sendo ela interpretada de acordo com a cultura, experiência e visão que o sujeito tem sobre o mundo. Nela o indivíduo pode expressar seus sentimentos e emoções. … Em resumo, subjetividade é o procedimento de transformar aquilo que é universal em algo singular, único para o sujeito.
A arte, mesmo quando não intencional, é um veículo subjetivo e é por ser subjetiva que a Arte é capaz de completar o ser humano de uma forma tão única. … Podemos dizer que até mesmo a pessoa mais insensível pode ser passível de ser acometida por essa sensação. A arte é algo maravilhoso.
Nesta perspectiva, a subjetividade é uma dimensão deste sujeito, assim como a objetividade que, a partir das relações vivenciadas, se faz construtora de experiências afetivas e reflexivas, capaz de produzir significados singulares e coletivos (MAHEIRIE, 2002). …
O tempo, fundamental na constituição subjetiva, é determinante na análise. … O inconsciente é apreendido em uma experiência de ruptura, entre percepção e consciência, em um lugar intemporal, ou seja, no entre: há outro tempo em outra cena.
A dissertação é um texto por meio do qual se utilizam argumentos para defender um ponto de vista. … Daí ser recomendável apagar do texto dissertativo as marcas de subjetividade, que enfatizam mais o enunciador do que a mensagem. Geralmente se confunde a manifestação da subjetividade com o uso do eu.