Respondido por Isabella Cavalcanti
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é uma célula 2n 4?” são frequentemente questionados:
Na espécie humana, por exemplo, observam-se 46 cromossomos, dos quais 23 são adquiridos do pai e 23 são transmitidos pela mãe, ou seja, possuímos 23 pares de cromossomos. Nossas células somáticas são chamadas de diploides, e nossas células reprodutivas são chamadas de haploides.
46
As células humanas diploides, por exemplo, tem 2n = 46 cromossomos; portanto, uma célula em G1 é constituída por 46 moléculas de DNA (uma molécula para cada um dos 23 pares de homólogos).
Os cromossomos podem ser apresentados no aspecto de “x” ou apenas com uma parte. O cromossomo na aparência “X” é formado por duas moléculas de DNA e com apenas uma parcela ele é constituído por uma molécula de DNA. As partes dos cromossomos são denominadas de cromátides.
Deste modo, na prófase existem cerca de 46 cromátides que se duplicam e viram 92 cromátides ou 46 cromossomos, e, além disso, na telófase ocorre a divisão entre os cromossomos, no caso haverá em cada célula cerca de 23 cromossomos ou 46 cromátides.
As respostas são as seguintes: Metáfase da mitose – 46 cromossomos Metáfase I da meiose – 46 cromossomos Telófase da mitose – 46 cromossomos Telófase I da meiose – 46 cromossomos Telófase II da meiose – 23 cromossomos Lembre-se que a mitose é uma divisão celular em que uma célula origina duas células-filhas …
Metáfase. Os cromossomos se alinham na placa metafásica, sob a tensão do fuso mitótico. As duas cromátides irmãs de cada cromossomo são capturadas por microtúbulos de pólos oposto do fuso. Na metáfase, o fuso já capturou todos os cromossomos e os alinhou no meio da célula, que está pronta para a divisão.
→ Cromátides Os cromossomos são constituídos por dois filamentos unidos pelo centrômero. Cada um desses filamentos é denominado de cromátide. As duas cromátides encontradas em um cromossomo duplicado (a duplicação ocorre durante a interfase na divisão celular) são denominadas de cromátides–irmãs.
Uma cromátide irmã é o outro lado de um mesmo cromossomo, ou seja, em um par de cromossomos homólogos temos 4 cromátides irmãs. Cada cromossomo possui dois lados que estão unidos pelo centro de ambos, a função é possuir mais material genético nesse curto espaço de DNA que estão ligados entre si.
Cromossomos homólogos x cromátides–irmãs Os primeiros são os pares de estruturas formadas por DNA que possuem genes complementares. Já as cromátides são os filamentos que surgem a partir da duplicação de um cromossomo. … As cromátides–irmãs são justamente cada par que formam esses cromossomos.