Respondido por Lavinia Fernandes
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é um sermão?” são frequentemente questionados:
No cristianismo evangélico, o sermão é frequentemente chamado de “mensagem”. Ele ocupa um lugar importante no culto, metade do tempo; cerca de 45 a 60 minutos. Esta mensagem pode ser apoiada por um Power Point, imagens e vídeos. Em algumas igrejas, as mensagens são agrupadas em séries temáticas.
Há basicamente três tipos de sermões. Os mais comuns são o temático, o textual e o expositivo. O Sermão temático é um sermão mais livre. Estabelece-se um tema (uma frase), um texto base e dois, três ou quatro pontos para o desenvolvimento da mensagem (início, meio e fim).
O sermão textual é estruturado a partir de um texto escolhido. Desenvolve-se um tema com as divisões desse texto. Geralmente se trabalha com uma pequena porção de texto e depois se segue fazendo a divisão lógica e natural dele. É o sermão cuja divisão baseia-se no texto.
ESBOÇO DE SERMÃO TEMÁTICO PASSO A PASSO
O sermão textual é construído com base no que a Bíblia, como um todo, fala sobre as palavras-chave do texto lido. A argumentação não fica presa ao texto lido, mas sim em sua divisão por palavras-chave. O conhecimento do assunto proposto pelo pregador, pensando na Bíblia como um todo, é fundamental.
A diferença entre o sermão expositivo e textual é que geralmente o expositivo se trata de um texto mais longo escolhido ao pregar, agora o textual você utiliza um versículo apenas. … Ou seja, no textual vem primeiro o texto bíblico e a partir dele elaboramos o resto da mensagem.
Sempre que você encontrar um texto na bíblia ao qual queira entender. Você precisa ler o texto todo, e o contexto dele. O texto é a história em questão, o relato. Já o contexto é o que vem antes e depois disso.