Respondido por Alice Barros
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “O que é pressão de vapor de saturação?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Ar Saturado: quando a taxa de escape de moléculas de água de uma superfície líquida para o ar se iguala à taxa de retorno de moléculas de vapor d´água do ar para a superfície líquida. Essa taxa é dependente da temperatura do sistema, a qual determina a capacidade máxima de vapor d´água que o ar pode reter.
Um determinado volume de ar contém 4% de vapor de água. Pode-se afirmar que o ar encontra-se: seco, úmido, neutro, saturado. Para que o ar possa ser considerado saturado, é necessário que ocorra: evaporação e chuva, evaporação e resfriamento, RESfriamento e PrecipitaçÃO resfriamento e condensação.
Em regiões onde a umidade relativa do ar se mantém muito baixa por longos períodos, as chuvas são escassas. Isso caracteriza uma região de clima seco. A atmosfera com umidade do ar muito alta é um fator que favorece a ocorrência de chuva.
Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera.
A umidade do ar, também chamada de umidade atmosférica, representa a quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Trata-se de um fator que influencia na temperatura, na sensação térmica e na precipitação. Isso porque dependendo da umidade do ar a variação de temperatura será maior ou menor. …
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.
Os principais sintomas sentidos quando a umidade do ar cai são:
Além de aumentar a ingestão de líquidos, especialmente de água, confira as dicas para amenizar a baixa umidade.
O mínimo que a umidade chega é a 2%, e isso em condições muito extremas. E mesmo que alcançasse nível zero, nossas vias aéreas seriam capazes de compensar, transferindo água dos líquidos extracelulares para o seu interior, por onde o ar fluiria até os pulmões em boas condições.
“Com a baixa umidade do ar e, principalmente, em grandes cidades onde temos alta concentração de poluição, as vias aéreas costumam sofrer”, conta a médica. Ela cita a tosse, o desconforto para respirar, crises de asma, chieira, coriza e obstrução das vias respiratórias como sintomas mais comuns.
Dicas