Respondido por Tomás Souza
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é orientação do espaço geográfico?” são frequentemente questionados:
Meios de Orientação e Localização
No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
Para chegar a um determinado lugar pela primeira vez é preciso ter referências ou o endereço, isso no campo ou na cidade, no entanto, nem sempre temos em nossas mãos instrumentos ou informações para a orientação.
Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas – latitude e longitude -, manuseio e leitura de …
Os povos antigos se orientava pelas posições das estrelas. Para reconhecer facilmente o céu, eles imaginavam, a partir de certos grupos de estrelas, figuras no céu. Esse grupo de estrelas ocupam determinadas regiões da esfera celestes designadas por constelações.
Para medir distâncias entre duas cidades é necessário uma unidade de medida maior do que aquelas citadas acima. Para isto é usado o quilômetro (km) que é igual a mil metros. Num mapa rodoviário, o desenho acima representa a estrada que liga as cidades A e B. Qual é, em quilômetros, a distância entre elas?
Das ferramentas inventadas pelo homem, a unidade de medição foi uma das primeiras. … Assim, da necessidade do ser humano de gerar uma medição precisa, principalmente para o comércio, um dos primeiros instrumentos de medição de que se tem notícia é a balança, inventada pelos egípcios, 5 mil anos antes de Cristo.
A primeira forma de medição foi a própria observação da natureza, entre um nascer do sol e outro já se tinha uma medida de tempo. Após isso, o tempo também começou a ser medido em relação as estações e a quantidade de luas-cheias.
Nos períodos da manhã e no fim de tarde a sombra era mais longa e exatamente ao meio dia ficava bem curta. Esse foi o primeiro tipo de instrumento de medição do tempo, surgido há 1.
Ao longo da história da humanidade as unidades de medida eram criadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos povos. Muitas dessas medidas eram realizadas baseadas em partes do corpo. Por exemplo, o cúbito era uma unidade utilizada pelos egípcios há, aproximadamente, 4.
O metro foi criado na França por dois astrônomos, Jean-Baptiste-Joseph Delambre e Pierre-François-André Méchain, que tentaram definir uma medida equivalente a um décimo de milionésimo da distância entre o Pólo Norte e a linha do Equador.