Respondido por Julian Gomes
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é encontrado nos escudos cristalinos?” são frequentemente questionados:
Os escudos cristalinos são formados a partir da erosão de rochas magmáticas ou ígneas, em sua grande maioria. São também constituídos pela solidificação do magma terrestre, decorrente de áreas onde ocorre atividade vulcânica.
Os maciços antigos (ou escudos cristalinos) são os terrenos mais antigos da crosta terrestre, sendo constituídos por rochas magmáticas e metamórficas. Nos maciços apareceram as jazidas minerais metálicos (ferro, ouro, manganês, prata, cobre, alumínio e estanho).
Resposta: Os maciços antigos (ou escudos cristalinos) são os terrenos mais antigos da crosta terrestre, sendo constituídos por rochas magmáticas e metamórficas. Nos maciços apareceram as jazidas minerais metálicos (ferro, ouro, manganês, prata, cobre, alumínio e estanho).
No território brasileiro, os escudos cristalinos correspondem a 36% da crosta terrestre (relativo às terras emersas). São antigos, ou seja, formados na era Pré-Cambriana. Apresentam altitudes medianas, em torno de 600 metros.
O relevo terrestre formou-se milhões de anos atrás, no chamado “passado geológico da Terra”. … No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.
As bacias sedimentares são um tipo de estrutura geológica caracterizada pela sua presença em áreas de depressão relativa ou absoluta resultantes do acúmulo de sedimentos (partículas de rochas), formando várias camadas de rochas sedimentares.
Como são formadas as bacias sedimentares? O processo se inicia com o desgaste das rochas e do relevo, que se transformam em sedimentos. … Devido à força da gravidade, os sedimentos são levados para as áreas mais baixas, geralmente localizadas em regiões oceânicas, e ali se acumulam.