Respondido por Nicolash Martins
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é contenção física veterinária?” são frequentemente questionados:
Para realizar a contenção: • Coloque o braço sob o pescoço, prendendo-o moderadamente com o antebraço. Passe o outro braço sobre o abdômen do animal, segurando o membro anterior que se encontra do mesmo lado de quem executa a contenção.
Dicas para levar seu gato ao veterinário
Resposta. No caso de gatos ariscos ou assustados.
Uns 30 segundos no micro-ondas bastam, porque o líquido geladão entrando no corpo assusta. Essa dica merece beijo na boca! Como a agulha do escalpe é mais curtinha, não há risco de sair do outro lado da pele na pinça nem de perfurar algo importante. E fica mais bem fácil segurar pela borboletinha.
Leitões: Recomenda-se deixar a água medicada à vontade dos animais, durante 5 dias. Cães e gatos: Administrar pequenas doses da água medicada (10 a 20 mL), durante todo o dia, por 3 a 5 dias.
Um dos procedimentos mais comuns é a fluidoterapia subcutânea, que é a aplicação de soro para combater a desidratação dos animais. — Quando têm a doença, os gatos aumentam a ingestão de água e, ao mesmo tempo, aumentam sua excreção. Então, fazemos o fluido para que ele não fique desidratado — explica Rochana.
Via subcutânea Pince uma dobra de pele entre o polegar e os demais dedos, no pescoço ou no dorso do animal. Esfregue a pele sobre a região onde pretende aplicar a injeção com algodão embebido em álcool 70% ou outro desinfetante de pele a base de iodo, por exemplo.
Algumas situações, como a vacinação, não tem muita escolha. Apesar do médico veterinário saber exatamente como segurar o animal durante o procedimento, pode ser que o tutor tenha que ajudar, principalmente se o gato for muito assustado. Nesse caso, a melhor forma é segurar o gato é com o método do abraço.
Imunização ativa de animais saudáveis contra raiva em cães, gatos e ferrets. Posologia: 1 ml por dose. Administração: Injeção intramuscular ou subcutânea. Este programa pode ser alterado a critério do médico veterinário desde que atenda a legislação official.
Do contrário, a vacina deve ser aplicada a cada 12 meses. Alguns países, fora da América Latina já possuem vacinas para serem aplicadas a cada 3 anos. Mas não é o caso do Brasil. Por isso, vacine seu pet contra raiva anualmente!
A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.