Respondido por Thiago Melo
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é conhecimento científico Brainly?” são frequentemente questionados:
Desta forma, o verdadeiro espírito científico é aquele que se opõe, questiona e pergunta. Todo novo conhecimento é uma resposta para uma pergunta. Muitas vezes, a acomodação é o principal fator capaz de destruir um espírito científico.
Qualidades do espírito científico: O espírito científico se traduz no senso de observação, no gosto pela precisão e pelas idéias claras, na imaginação ousada, mas regida pela necessidade da prova. Assume a atitude de humildade e de reconhecimento de suas limitações e da possibilidade de erros e acertos.
A Ciência é um conhecimento que envolve leis, teorias e testes para provar, o mais possível, a verdade através dos métodos científicos e seguindo os passos de todo cientista ou de todo que irá mostrar seu pensamento, hipótese.
O espírito científico é, antes de mais nada, uma atitude ou disposição subjetiva do pesquisador que busca soluções sérias, com métodos adequados, para o problema que enfrenta. Essa atitude não é inata na pessoa.
O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão. … Este conhecimento pode ser dividido em tácito e explícito.
De um modo geral, a produção de conhecimento científico se baseia na observação de um fenômeno da natureza, na sua descrição formal, na elaboração de uma hipótese que possa explicá-la adequadamente e por fim, na elaboração de experimentos controlados que possam demonstrar essa hipótese.
Brahe. A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.
E para explicar as coisas era necessário um método científico de observação, coleta de dados, e criação de hipóteses que deveriam ser testadas por meio de experimentações. Assim o racionalismo e o experimentalismo foram as bases do conhecimento científico e são, até hoje, referenciais fundamentais da ciência.
O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente.