Respondido por Isabela Alves
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é bom para quebra e queda de cabelo?” são frequentemente questionados:
Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos.
Se você fica vários dias sem lavar o cabelo, o momento da lavagem pode dar a sensação de que a queda é mais acentuada. Mas se não estão surgindo falhas na raiz e seu cabelo não está mais ralo, não precisa se preocupar. Se você marcou a maioria B: sua queda parece estar mais intensa que o normal.
“O normal é uma pessoa perder de 100 a 150 fios de cabelo por dia, mas essa queda acontece geralmente no banho ou ao penteá-lo. Já a queda ativa é caracterizada quando há o acúmulo de cabelo ao encostar a cabeça no travesseiro ou no sofá, por exemplo, ou quando os fios caem em tufos”, explica.
Tranquilize-se um pouco, você perde cerca de 100 fios por dia naturalmente. A queda que ocorre ao lavar ou pentear é normal e funciona na renovação capilar. Uma pessoa adulta tem de 100 mil a 150 mil fios, que passam pela fase de crescimento e repouso, como explica a Dra.
A tricologia é a área da dermatologia (especialidade MÉDICA) que estuda os fios de cabelo, o couro cabeludo e os pelos. A tricologia abrange o diagnóstico e tratamento dos distúrbios que afetam essas estruturas, como queda e quebra dos fios, inflamações, infecções e doenças do couro cabeludo.
Um dos tratamentos estéticos que podem ser recomendados é a mesoterapia capilar, que consiste na aplicação de injeções no couro cabeludo contendo vitaminas e minerais, além de remédios que ajudam no crescimento dos fios e previnem a queda.
Grande parte da população busca se consultar com um tricologista quando se depara com uma queda excessiva de cabelo ou sinais de calvície. O médico tricologista é capaz de diagnosticar a causa desse problema e buscar tratamentos específicos para prevenir ou corrigir esses problemas.
Mas esse não é o único distúrbio hormonal que causa queda de cabelo, pois o estrogênio e o hormônio tireoidiano, quando desequilibrados, também podem influenciar diretamente na calvície. A falta desses hormônios pode acarretar tanto na perda dos cabelos como na textura deles.
A queda excessiva de cabelo pode estar relacionada a predisposições genéticas e alterações hormonais, ligadas a distúrbios de tireoide e síndrome dos ovários policistos, por exemplo. Pode ser também sintoma de doenças autoimunes, como o lúpus, ou ser desencadeada pelo estresse ou uso de determinados medicamentos.
Tratamentos Naturais Para Queda De Cabelo
óleo de rícino
Babosa contra queda de cabelo Um excelente remédio caseiro para a queda de cabelo é aplicar uma solução feita com babosa, planta também conhecida como Aloe vera, pois tem grande poder hidratante que fortalece os fios, impedindo a sua queda e promovendo o crescimento.