Respondido por Thiago Martins
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “O que é análise de Dre?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
As demonstrações contábeis são demonstrativos que representam a situação de uma determinada empresa em relação a parâmetros contábeis. … A Análise das Demonstrações Contábeis tem como principal objetivo oferecer um diagnóstico da real situação patrimonial, econômica e financeira da empresa analisada.
A análise das demonstrações financeiras, independentemente do ramo de atividade e do porte da empresa, indica os pontos fortes e fracos do desempenho operacional e financeiro. O conhecimento desses pontos, por sua vez, pode ser usado para melhorar o desempenho empresarial ao corrigir as falhas detectadas.
Cada usuário ou Stakeholder pode ter um interesse diferente ao fazer a análise das demonstrações. … Outros usuários que podemos citar são os fornecedores e os clientes. Os fornecedores necessitam de informações acerca da capacidade de pagamento das empresas para as quais fornecem.
O Índice de Endividamento Geral (EG) é capaz de medir a dimensão da dívida total de uma instituição em comparação ao seu ativo. Na verdade, o cálculo é bem simples: basta dividir o valor total das dívidas – de curto e longo prazo – pelo total do ativo.
Através do índice de liquidez corrente, e do índice de liquidez seca é possível medir a capacidade de pagamento a curto prazo. Já o índice de liquidez geral mede a capacidade de pagamento de longo prazo, e para medir a capacidade de pagamento em prazo imediato se utiliza a liquidez imediata.
O índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores, etc.).