Respondido por Júlio Fernandes
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é a formação dos Estados nacionais?” são frequentemente questionados:
Os primeiros Estados a se formarem foram Portugal e Espanha, ambos no processo de reconquista (expulsão dos mouros que ocuparam a Europa) A unificação francesa e inglesa se deu mais politicamente, para fortalecer reinos que, separados, tinham pequena importância político-econômica.
Resposta. Estado Nacional quando há um governo centralizado e soberano sobre uma nação, ou seja, um povo com cultura comum, que habita um determinado território (país).
Nasceu no século XV, com o desenvolvimento do capitalismo mercantil registrado em Portugal, na França, Inglaterra e Espanha. Nas quatro nações, o Estado Moderno surge a partir da segunda metade do século XV e, posteriormente, é observamos seu surgimento também na Itália.
Os Estados Nacionais Modernos formaram–se a partir da crise social e política do sistema feudal, quando novas estratégias políticas, econômicas e socioculturais foram sendo empregadas (final do século XIV e inicio do XV).
O processo de centralização política nas mãos do rei foi o símbolo da formação dos Estados Modernos na Europa, os exemplos mais clássicos desse processo foram Espanha, Portugal e França. As mudanças na forma de governar tornaram mais claras as diferenças entre o mundo moderno e o mundo feudal.
As mais importantes neste contexto foram: a Guerra dos Cem Anos (França e Inglaterra), Reconquista Cristã (Portugal e Espanha) e a Guerra das Duas Rosas.) Os Estados Nacionais surgiram com a decadência do feudalismo na Europa Ocidental através da aliança entre o Rei e a burguesia legitimada pela Igreja Católica.
A Reconquista, os avanços do comércio, a necessidade crescente da formação de um exército nacional e os avanços produtivos na agricultura foram as principais mudanças que possibilitaram a formação dos primeiros estados modernos.
Vários foram as mudanças que possibilitam o surgimento dos primeiros estados modernos em que podemos citar o surgimento da burguesia, o fim do sistema feudal, o ressurgimentos das cidades e o comércio, dentre outros.
Naquele momento em que o homem viveu sob o jugo das leis teológicas, a violência se implantou sobre os povos. As ações efetivadas pela Igreja Católica foram todas no caminho do despotismo. … Nestas ações, a Igreja cruzava fronteiras com o intuito de impor a fé católica a povos islâmicos.
A Formação dos Estados Modernos A burguesia tinha interesse em unificar o território, pois conseguiria vários benefícios: moeda única, padronização de pesos e medidas, leis unificadas, melhorias em estradas, segurança pública, tributo único devido ao rei.
Verificado por especialistas O principal interesse era a expansão do cristianismo à diferentes culturas, levando à diferentes povos a doutrina católica. Além disso, a Igreja exercia algumas funções administrativas, fazendo com que o interesse mercantilista também fosse notório.
Entre a população comum, eram os clérigos da Igreja quem mais representavam a segurança e estabilidade, tanto religiosa quanto política – uma vez que eram as cerimônias de sagração e coroação que determinavam a legitimidade de determinado monarca em tempos incertos.
O objetivo era reivindicar a terra que para eles seriam direto ‘Deles’. Pra ser Mais Sucinto o objetivo era Fugir dá condição miserável.. que eles viviam na Europa..
Resposta. Resposta: e) Conquistar terras e riquezas que haviam nesses territórios.
As Cruzadas foram expedições com fins religiosos, militares e econômicos, que ocorreram entre os séculos XI e XIII, empreendidas pelos cristãos contra os muçulmanos. Seu objetivo oficial era “libertar” Jerusalém, a Terra Santa, então sob domínio turco.
Resposta: As Cruzadas não alcançaram nenhum objetivo, pois fracassaram militarmente na tentativa de reconquistar Jerusalém, que estava nas mãos dos turcos muçulmanos, portanto não se pode falar em “objetivos” alcançados.
De 1096 a 1270, expedições foram formadas sob o comando da Igreja, a fim de recuperar Jerusalém (que se encontrava sob domínio dos turcos seldjúcidas) e reunificar o mundo cristão, dividido com a “Cisma do Oriente”. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas. A Europa do século XI prosperava.
Com as Cruzadas surgiram as primeiras rotas comerciais formadas pelos antigos cavaleiros que, ao retornarem a Europa, iam saqueando as cidades orientais e vendendo as mercadorias adquiridas (jóias, tecidos, temperos, etc) pelo caminho.