Respondido por Clara Gomes
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O quê Durkheim pensava sobre o estado?” são frequentemente questionados:
Émile Durkheim dedicou-se à definição dos fenômenos religiosos e às doutrinas teológicas. Procurou demonstrar a relação seminal entre religião e ciência com a ajuda do conceito de representação coletiva. As trans- formações nas práticas religiosas são explicadas em função de fatores externos ao fenômeno religioso.
O sociólogo Émile Durkheim definiu a religião como um sistema compartilhado de rituais e crenças que define o que é sagrado e o que é profano e que une uma comunidade de religiosos. … De acordo com Durkheim, a religião é uma força integrativa na sociedade porque tem o poder de influenciar crenças coletivas.
Assim, de modo particular, Durkheim concebe religião como: […] um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a elas aderem. (Durkheim, 2000a, p. 32).
A função da instituição é fundamentalmente prática, pois programa o comportamento por meio da persuasão e reforço das crenças, e conduz o indivíduo a reproduzir comportamentos segundo as regras da instituição, identificando-a com a própria verdade.
Resposta: A religião não só ensina a virtude, como catalisa a ação moral. Como tal, a religião desempenha um papel essencial na sociedade que lhe garante uma consideração especial,ela tem um importante papel na conduta dos indivíduos em sociedade sobre qual a divindade que segue.
A religião é o “religar” do homem a alguma crença , na qual ele( o ser humano) deposita e garante a sua fé e confiança, se caracteriza como “o preenchimento da lacuna” que separa o homem de Deus, e é esta religação que traz os aspectos de transformação e conversão total, que conceitua a religião num patamar muito acima …
Edézio Peterle – A religião está ligada à vida do homem desde a antiguidade. Alívio para os sofrimentos e esperança que a morte não seja o fim da vida são algumas questões que o homem procura constantemente responder.
O que é Religião: Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídos poderes sobrenaturais.