Respondido por Luis Cunha
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que aconteceu com o faraó depois da saída do povo hebreu do Egito?” são frequentemente questionados:
Pesquisadores que trabalham em atividades arqueologicas na região do oriente medio , notificaram que fizeram uma descoberta incrivel ; Divulgada na ultima edição do Science Planet , tudo indica que foram encontrados no fundo do Mar Vermelho uma grande quantidade de ossos humanos datados do século 14 antes de Cristo.
Vendo o povo hebreu “encurralado” entre o exército do faraó Ramsés II e o Mar Vermelho, Moisés estende seu cajado sobre a imensidão azul, enquanto Deus traz um grande vento oriental. Então, as águas se dividem e os israelitas fazem a passagem em terra seca.
Depois, preencheram o modelo com água e fizeram vento soprar. De acordo com seus cálculos, um vento de 100 km/h soprando durante 12 horas teria sido capaz de empurrar a água em até dois metros de profundidade por cerca de quatro horas – tempo suficiente para que Moisés e seu povo atravessassem para a liberdade.
Bom, de acordo com a com a Bíblia Cristã quem atravessou o Mar Vermelho foi Moisés e o seu povo. Isso aconteceu porque Moisés queria libertar os hebreus de serem escravos dos egípcios, até conseguirem esse feito Deus acabou lançando as Sete Pragas dos Egito e foi apenas na última que o Faraó acabou liberando o povo.
A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés.
De acordo com a tradição rabínica, Daniel e outros príncipes judeus foram castrados por ordens do rei babilônico, com o objetivo de desencorajar lideranças e frustrar o sentimento de independência em meio ao povo dominado.
Os judeus foram dominados por diversos povos da Antiguidade, após seu estabelecimento na região da Palestina, no Oriente Médio….Questão 4
Período Pré-Exílico
De acordo com o Antigo Testamento, Manassés, rei de Judá, teria feito o que é mau aos olhos de Deus, e por causa de suas obras, todo o Reino de Judá estava condenado ao exílio e à escravidão.
Origens de Israel. Na Bíblia hebraica, o Livro do Gênesis menciona Jacó, um dos filhos de Isaque, filho de Abraão, que teria seu nome, conforme a Gênesis, mudado por Deus para Israel, e que teve doze filhos, que geraram doze tribos conhecidas como os “filhos de Israel“. Judá é o quarto dos filhos de Israel.
A Terra de Israel (Eretz Yisrael) é o berço do povo judeu. Durante o longo período de dispersão, o povo judeu nunca cortou nem esqueceu sua conexão com a Terra. … Após o estabelecimento do Estado de Israel em 1948, a independência judaica, perdida dois mil anos antes, foi renovada.