EQST

O Que Acontece Com O Corpo Durante O Envelhecimento?

A melhor resposta para a pergunta “O que acontece com o corpo durante o envelhecimento?”

Respondido por Ana Santos

O que acontece com o corpo durante o envelhecimento?


O envelhecimento é um processo bastante complexo, envolvendo aspectos físicos, psicológicos e sociais. Na medida que você envelhece, suas células sofrem uma série de danos que vão diminuindo aos poucos a sua capacidade física e mental enquanto aumentam o risco de doenças.

FAQ

Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “O que acontece com o corpo durante o envelhecimento?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:

✔ Quais são as fases do processo de envelhecimento?

A vida de um organismo multi-celular costuma ser dividida em três fases: a fase de crescimento e desenvolvimento, a fase reprodutiva e a senescência, ou envelhecimento.

✔ Que atitudes podemos tomar para diminuir os efeitos do envelhecimento é mantermos nossa autonomia funcional?

1) Melhorar a função musculoesquelética, a mobilidade e a vitalidade. Não tem segredo: para deixar músculos e ossos em plena capacidade, a regra de ouro é fazer exercício físico – com orientação profissional – e comer bem. Deficiências de nutrientes como cálcio, vitamina D e proteínas devem ser contra-atacados.

✔ O que ocorre com os ossos da face durante o envelhecimento?

Fisiologicamente, à medida que envelhecemos, nossos rostos perdem gordura, nossas fibras de colágeno de elastina se degradam, e os ossos do rosto se desgastam um pouco. Tudo isso contribui para o envelhecimento.

✔ Como o estresse cotidiano pode ser um dos fatores do envelhecimento?

O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. “Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções”, diz a dermatologista Daniela Taniguchi.

✔ Porque o estresse envelhece?

Estresse. O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. “Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções”, diz a dermatologista Daniela Taniguchi.