Respondido por Bruna Oliveira
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como usar o campo harmônico no teclado?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Teremos, portanto, um acorde de RÉ MENOR (Dm) como segunda nota do campo harmônico de DÓ MAIOR. Se aplicarmos a mesma regra para todas as outras notas da escala teremos o seguinte: A regra é simples, para cada nota da escala formaremos uma tríade, utilizando apenas as próprias notas dessa escala.
Escala é o encadeamento das notas que mantêm uma relação entre si. Por exemplo, a escala maior (tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom). Os acordes que se formam a partir destas notas geram o campo harmônico. … O que chamamos de maiores e menores são os acordes de acordo com a terça que utilizamos.
O campo harmônico menor responde a três escalas menores: menor primitiva, menor harmônica e menor melódica. … São 4 publicações: tríades na escala maior, menor primitiva, menor harmônica e menor melódica. E já há uma sobre tétrades maiores.
Como Montar o Campo Harmônico Menor? Para montarmos o campo harmônico menor, basta pegarmos as notas da Escala Menor, que servirá como base, e gerar os acordes em cada grau a partir dela.