Respondido por Marisa Cavalcanti
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como se escreve Corrimao de escada?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Cônsul de que dependem outros cônsules ou que tem a seu cargo a jurisdição de vários territórios (ex.: foi promovida a cônsul-geral). Plural: cônsules-gerais. Plural: cônsules-gerais. Nota: Admite também o feminino consulesa-geral.
Significado de Cônsul Funcionário que, numa embaixada ou consulado, é responsável pelo departamento dos vistos e passaportes, além de oferecer auxílio aos cidadãos de seu país, representando também o embaixador; agente consular.
Agente oficial de um país em território estrangeiro, encarregado de lhe promover os interesses e de proteger os seus nacionais em localidades onde não há embaixada (ex.: cônsul honorário; o município recebeu a nova cônsul).
Diferentemente do diplomata, que é o funcionário encarregado de representar o seu Estado perante um país estrangeiro ou organismo internacional, o cônsul não tem função de representação política junto às autoridades centrais do país onde reside, mas atua na órbita dos interesses privados dos seus compatriotas.
Salários de Consul
Cargo – Salário
Salários de Consulor 1 na Beijaflore: 1 salários informados – R$ 3.
Como parte de suas funções executivas, os cônsules eram responsáveis por fazer acontecer os decretos do Senado e as leis das assembleias romanas. Por vezes, em grandes emergências, eles podiam agir por sua própria autoridade e responsabilidade. Os cônsules também serviam como principais diplomatas do estado romano.
Durante a Monarquia Romana (séculos VIII a VI a.C.), quando foi formado o Senado, sua função era a de debater os assuntos públicos que interessavam aos habitantes da cidade. … Havia sido criada durante o período monárquico romano a Cúria, ou Assembleia, formada por todos os cidadãos romanos em idade militar.
Exercendo um cargo temporário (5 anos), os censores deviam contar a população e classificá-la de acordo com seu nível de renda. Além disso, podiam conduzir trabalhos públicos e vigiar os cidadãos romanos. O edis tinham funções diversas.
A República Romana tem sua origem no ano de 509 a.C, quando o último rei etrusco é deposto e o Senado assume as funções de governo. Após a experiência monárquica, os romanos optam por não deixar o poder nas mãos de um só indivíduo.
Os Censores eram os que realizavam o censo da população, sua contagem e classificação de acordo com a renda, acumulando ainda a função de fiscalizadores do cumprimento dos costumes romanos. O Questor era o responsável pela arrecadação de impostos e pela administração do tesouro público.
Censor era um oficial da Roma Antiga responsável por realizar e manter os censos, garantir a “moralidade pública” (“Regimen morum”) e supervisionar certos aspectos das finanças governamentais. Esta função de garantir a moralidade é a origem do sentido moderno das palavras “censor” e censura”.
Havia outros magistrados que orquestravam a coisa pública dos romanos: os pretores eram responsáveis por executar a justiça; os questores cuidavam das finanças do estado; os edis cuidavam dos edifícios públicos, dos esgotos, do tráfego de pessoas e do abastecimento de água; os censores eram os responsáveis por fazer a …