Respondido por Pedro Souza
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como saber se a APLV passou?” são frequentemente questionados:
No caso da APLV, o leite de vaca deve ser excluído obrigatoriamente da dieta da criança e, portanto, a sua substituição adequada deve seguir orientação do médico, pois ele irá orientar quais alimentos o seu filho deverá consumir para garantir o seu desenvolvimento normal e se há necessidade de suplementação para evitar …
De acordo com um relatório publicado em 2012 pela European Society of Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN), cerca de 50% das crianças com alergia à proteína do leite de vaca desenvolvem tolerância com um ano de idade; cerca de 75% até os três anos e 90% até completar seis anos.
Lembrando que após o início da dieta adequada, demora cerca de quatro dias para que não sejam mais identificados proteínas do leite de vaca e soja ingeridos pela mãe. O leite materno é o mais rico em lactose e sempre vai haver lactose, independente de qualquer dieta materna.
O APLV é uma alergia alimentar causada pelo sistema imunológico de um bebê que reage a proteínas do leite de vaca. Alguns bebês podem desenvolver APLV depois de comer ou beber produtos contendo proteína de leite de vaca, o que pode causar uma reação imune resultando em sintomas alérgicos.
Os testes cutâneos com medicamentos visam confirmar a alergia a determinado fármaco e, ainda, definir qual foi o mecanismo imunológico envolvido na reação. São eles: teste de punctura (prick test), teste intradérmico, e teste de contato (patch test).
Já a IgE total é uma imunoglobulina, cuja concentração sanguínea depende da idade. Indivíduos com asma, bronquite, rinite ou dermatite atópica apresentam valores maiores do que outras pessoas que não tem nenhuma dessas doenças. Níveis elevados podem indicar alergia, mas não dizem a quê.
IgE sérica: É um exame de sangue para dosar a quantidade de IgE (imunoglobulina E) que é um dos responsáveis pela reação alérgica. A IgE sérica total serve como teste de triagem de doenças alérgicas e o nível total de sensibilidade alérgica.
A análise serve para investigar os níveis de complexos imunes, que são a ligação entre um anticorpo e um antígeno.