Respondido por Diego Araujo
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como restaurar um dente escurecido?” são frequentemente questionados:
Após a restauração O dente pode ficar sensível a pressão, ar, alimentos açucarados ou variação de temperatura. Os procedimentos restauradores às vezes podem causar sensibilidade. Uma razão bem comum para a dor após o desaparecimento da anestesia é o fato de a restauração ficar muito alta.
Quando algo dá errado No tratamento do canal da raiz do dente é preciso retirar a polpa que, uma vez danificada, infeccionada ou morta, precisa ser removida. Mas nem sempre dá certo, seja por complicações ou por erro do dentista. Essa é a hora que pode ser necessária uma cirurgia endodôntica.
“Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.
As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.
Em estágios mais graves e avançados, as cáries podem danificar os dentes até o seu interior, afetando a polpa – e, então, para que a infecção não se espalhe, é necessário fazer um tratamento de canal. Esse cenário, porém, pode ser evitado com uma higiene bucal cuidadosa, com escovação e o uso do fio dental diariamente.