Respondido por Luís Cunha
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como pegar pressão arterial invasiva?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
A Pressão Arterial Invasiva ou PAI é um procedimento de extrema importância em uma UTI. Indicado para pacientes mais críticos, para controle rígido de pressão juntamente com drogas vasoativas. A pressão por este método é medida através de um cateter introduzido na artéria, o qual é conectado em uma coluna líquida.
É um teste para a verificação da circulação arterial da mão, por meio da análise de perfusão das artérias radial e ulnar.
Acesso arterial (PAM)
Como abordamos, a pressão arterial saudável ideal para um adulto que está em repouso abaixo de 140/40 mmHg, sendo o ótimo em torno de 120/80 mmHg. Quando o valor está superior à média, o indivíduo está sofrendo de hipertensão ou pressão alta.
Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, aí ela é considerada alta.
Os valores esperados da PVC, mensurada através da linha axilar média como “zero” de referência, estão entre 5 – 10 cm H2O (através da coluna d’água) ou de 3 – 6 mmHg (através do transdutor eletrônico), valores abaixo do normal podem sugerir hipovolemia e valores mais altos podem sugerir sobrecarga volumétrica ou …
Através do catéter de Swan–Ganz mede-se as pressões sistólica, média e diastólica de A.P.; a média capilar, que reflete a pressão diastólica final de V.E., e a pressão de A.D.
Os cateteres de artéria pulmonar de tecnologia avançada Swan–Ganz da Edwards oferecem um perfil hemodinâmico abrangente administrado por um único cateter que auxilia os médicos a avaliar a função cardiovascular e orienta na tomada de decisão terapêutica.
Onde passar o cateter? De preferência, o cateter deve ser passado pela veia jugular interna direita. O motivo é óbvio: o caminho para as câmaras direitas é mais linear, e as distâncias padrão do cateter nas câmaras cardíacas (que falaremos mais à frente) são medidas a partir da jugular direita.
As lesões vasculares encefálicas e meníngeas (aneurisma, hematoma intracerebral, hemorragia subaracnóide, hematomas subdurais e hematomas extradurais) decorrentes ou não do trauma, também elevam a PIC, uma vez que aumentam o volume intracraniano total.
Diversas são as causas: Processos com efeito de massa (Tumores, acidente vascular isquêmico ou hemorrágico), encefalite, meningite, trombose de seio venoso, pseudotumor cerebral, entre outras. A HIC é definida como uma elevação sustentada (> 5 min) da PIC para acima de 22 mmHg.