Respondido por Marina Rocha
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como o Guia Alimentar classifica os alimentos?” são frequentemente questionados:
Uma alimentação saudável ajuda a proteger contra a má nutrição em todas as suas formas, bem como contra as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer. A alimentação não saudável e a falta de atividade física são os principais riscos globais para a saúde.
Eles também podem conter aditivos como cores e sabores artificiais ou estabilizadores. Exemplos disso são refeições congeladas, refrigerantes, cachorros-quentes, fast-food, biscoitos embalados e bolos.
Ultraprocessados – São produtos alimentícios feitos com ingredientes industriais e com pouco ou quase nada de alimentos do grupo 1. Passam por um processamento tão intenso que acabam perdendo a estrutura, cor, sabor, e é preciso adicionar emulsificantes, aromatizantes, corantes, entre outras substâncias.
Além de possuir uma composição nutricional desbalanceada e favorecer o consumo excessivo de calorias, esse tipo de alimento tem efeitos de longo prazo sobre a saúde – favorecendo as doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer -, e também cumulativos, decorrentes da exposição a vários aditivos nem sempre bem …
“A composição nutricional desbalanceada inerente à natureza dos ingredientes dos alimentos ultraprocessados favorece doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer, além de contribuir para aumentar o risco de deficiências nutricionais”, destaca o Guia.
Já os alimentos chamados de ultraprocessados são aqueles que passaram por diversos processos antes de chegarem à mesa do consumidor final. Geralmente, eles são totalmente industrializados e as características dos alimentos naturais foram totalmente modificadas.
Resposta: Alimentos ultraprocessados, produtos que estão prontos para consumo, necessitando de aquecimento ou não, são formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas), derivados de constituintes de alimentos (gorduras …
Alimentos in natura ou minimamente processados – Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.