Respondido por Vitória Pereira
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como montar uma aula de musicalização infantil?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
A musicalização trabalha para garantir a percepção pela criança de fundamentos como ritmo, melodia, harmonia. … Por outro lado, é importante destacar que explorar som, ritmo, melodia, harmonia e movimento significa a descoberta e a vivência da riqueza de sons e movimentos que são produzidos a partir do corpo de cada um.
Para ela, da infância a todas as fases da vida, a música, seja através de um instrumento ou do vocal, traz benefícios na socialização, na memória e na autoestima. “A música induz ao movimento, estimula a concentração e a memorização, pela atenção que ela exige”, finaliza.
Mas, a música não é apenas uma resposta física do corpo, ela afeta a forma como nos sentimos. Quando escutamos músicas negativas ou dissonantes, nossa amígdala responsável pela regulação das emoções negativas é prontamente ativada, o que faz com que nosso estado de espírito fique bem próximo ao do espírito da música.
A música em suas inúmeras formas quando utilizada em sala de aula, desenvolve diferentes habilidades como: o raciocínio, a criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética, além de desenvolver a linguagem oral, a afetividade, a percepção corporal e também promover a socialização.