Um dos maiores desafios das empresas é encontrar profissionais com a capacidade de liderança bem desenvolvida. Por isso, entender como liderar uma equipe pode ser um diferencial no mercado de trabalho.
Por isso, o artigo vai te fornecer um panorama geral sobre como ser um bom líder de equipe: as características, os principais desafios e, principalmente, as práticas que as lideranças podem adotar para ter times de alto desempenho.
Primeiramente, para ser um grande líder você deve aprender sobre o tema. Portanto, leia mais matérias como essa na internet, pesquise sobre o assunto no YouTube e busque informações sobre o tema.
Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
Com essa fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ser presos juntos, defender a liberdade juntos, sabendo que um dia haveremos de ser livres. Esse será o dia, esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado:
Um líder precisa de muitas qualidades, e para que você se torne um líder eficaz essas 16 dicas são um bom começo para que você estude mais e se destaque na liderança de sua equipe.
Portanto, entender como liderar uma equipe é importante para a sua atuação e para a performance de toda a empresa. Ao empregar as técnicas citadas, você obterá os efeitos esperados com mais facilidade e se destacará na sua posição.
Outro aspecto importante é se envolver nas atividades práticas, buscando compartilhar conhecimentos e se aproximar dos colegas de trabalho. Afinal, a liderança não pode jamais ser distante ou refletir desinteresse nas entregas coletivas — pelo contrário, deve acompanhar e orientar.
Entretanto, as pessoas colaboradoras trabalham de forma desconectada à empresa: não executam tarefas que têm o objetivo de atingir as metas ou estão com problemas de produtividade.
Em vez de você ser o único responsável por realizar uma escolha, faça o time participar. Ao contratar uma agência de marketing digital, por exemplo, vale a pena ter o suporte da equipe para escolher a melhor alternativa. Além de isso tirar parte do peso da atuação, é uma forma de estimular a integração e o engajamento dos profissionais.
Afinal, o mercado de trabalho e de comércio, de modo geral, nunca foi tão competitivo. Nesse sentido, saber lidar com a diversidade das pessoas e com suas características é primordial para o desenvolvimento de um bom trabalho.
Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas assumem cargos de liderança sem maturidade para tal. Portanto, sempre aja como adulto e não tenha ações infantis, como retaliações pessoais ou vingança na hora de delegar tarefas.
No entanto, há diversos desafios nessa trajetória. Quantas vezes percebemos que líderes de equipe, especialmente gestores da área de tecnologia, estão preocupados em aumentar o desempenho da equipe, mas pouco se concentram em entender o quão bem estão fazendo a gestão de pessoas?
Gostou desse texto? Quer fazer um diagnóstico gratuito com os nossos consultores para descobrir as melhores formas de que nós da FranklinCovey poderemos te ajudar a enfrentar os desafios atuais da sua organização? Acesse agora o link e faça um diagnóstico gratuito!
A diversidade e a inclusão aparecem como pontos essenciais na demanda de contribuição social da empresa. São temas, portanto, que se mostram desafiadores para as lideranças na atualidade.
A partir da escuta ativa e empática, a liderança demonstra cuidado e valorização para com o time, criando laços de confiança e respeito. Além disso, é preciso ser flexível para promover mudanças e concessões a partir das informações trazidas no diálogo.