Respondido por Gabriela Araujo
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como guardar batata para fritar?” são frequentemente questionados:
Espalhe as batatas em uma forma, sem sobrepor, e leve ao freezer por, no mínimo, 24 horas. Ao fim desse tempo transfira as batatas congeladas para um saco plástico e conserve no freezer por até 3 meses. Na hora de cozinhar as batatas, retire-as do freezer e, sem esperar descongelar, frite em óleo bem quente.
Coloque as batatas em papel pardo (de pão), ou um saco de plástico com furos. Armazenar em local fresco, escuro e seco. Não armazene as batatas na geladeira, ou vão ficar muito doces. Evite armazenar as batatas com cebolas, pois quando estão juntas produzem gases que prejudica as duas.
As batatas, na verdade, contêm uma toxina muito perigosa chamada solanina . Esta toxina está concentrada o suficiente nas partes verdes da planta para causar intoxicação por solanina. Isso inclui os brotos / olhos e a própria batata, se for verde.
O alimento também possui alteração de cheiro e sabor Algumas doenças e podridões causam manchas escuras na batata–doce e há alteração de cheiro e sabor, por isso. Confira no vídeo abaixo as orientações de especialistas.
A batata–doce pode ser cozida também com casca. Nessecaso, deve-se lavar as raízes antes, em água corrente. Caso se pretenda descascar as batatas antes docozimento, deve-se realizar este procedimento debaixo da água, pois as raízes têm uma liga que gruda nas mãos. Além disso, depois de cortadas, escurecem rapidamente.
Cozinhar com a casca ajuda ainda mais a minimizar a perda de nutrientes, incluindo o betacaroteno e a vitamina C. Dessa forma, pode ser consumida em saladas ou para preparar um purê. Outra forma de preparar é assando a batata–doce, mantendo a casca para preservar maior teor de fibra no alimento.
Na maioria das vezes, no entanto, as pessoas costumam remover a casca e consomem apenas a sua polpa. Mas, para usufruir melhor os benefícios do alimento, o ideal é que você consuma todas as partes da batata – a casca, em especial, é fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio e zinco, fundamentais para a saúde.
5. Batata: A casca da batata pode ter mais vitamina C do que uma laranja! Além disso, é lá que se concentram as fibras e o potássio, importantes para a digestão e o metabolismo de carboidratos e proteínas. Experimente a casca da batata assada.
Diferentemente da batata comum, da batata-doce e da mandioca, a mandioquinha possui uma casca muito fina e delicada, que estraga rapidamente em contato com água e umidade. Para remover a casca, basta raspar levemente com uma faquinha, assim você evita remover muita polpa.
É possível congelá-la. Descasque, lave e corte no formato que preferir (cubos, meia-lua, palito), separe em pequenas porções em saquinho de congelamento e e guarde no congelador. Não é preciso descongelar a mandioquinha antes do cozimento.