Respondido por Enzo Pereira
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como fazer uma nota explicativa?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial.
A fase final do processo de agregação e classificação é a apresentação de dados condensados e classificados que formam itens das demonstrações contábeis. Se um item não for individualmente material, deve ser agregado a outros itens, seja nas demonstrações contábeis, Page 11 CPC_26_R1 seja nas notas explicativas.
Diferentemente das demais demonstrações, as notas explicativas são responsáveis por detalhar determinadas situações que não foram expressamente abrangidas outrora. Consideradas informações adicionais, devem ser apresentadas como complemento, e é de fato uma demonstração financeira.
Nota: para verificar as notas explicativas cadastradas, acesse o menu Relatórios/Operacionais/Nota Explicativa na tela principal do Radar Contábil.
Nota explicativa: 1 explicação, interpretação, anotação, apostila, comentário, nota, reparo.
O que é Notas Explicativas? Forma de evidenciação que tem o objetivo de destacar informação que não pode ser apresentada no corpo dos demonstrativos contábeis e/ou, se o fizéssemos, diminuiríamos sua clareza.
Enfim, a função primordial das notas explicativas é pormenorizar e contextualizar as informações mais relevantes acerca do conteúdo das demonstrações financeiras e também prestar informações sobre as razões pelas quais alguns fatos contábeis não estão retratados nos demonstrativos, como são, por exemplo, os valores de …
Nota Explicativa São notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto. A numeração das notas é feita por algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva. Não se inicia a numeração a cada página.
Para evidenciar com clareza as informações objeto desta pesquisa, foi necessário analisar os seguintes tópicos em notas explicativas no que se refere ao ativo imobilizado: métodos de depreciação utilizados; vida útil utilizada; taxa de depreciação uti- lizada; valor contábil bruto e depreciação acumulada do período; …
As Notas explicativas – (NE) contêm informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis, elas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações …
A demonstração financeira é o relatório contábil de uma empresa, que tem como finalidade auxiliar o gestor na tomada de decisões que afetarão a situação financeira da organização.
Participações societárias permanentes são investimentos que uma companhia faz em outras sociedades, coligadas ou controladas, que não são destinadas à venda. Participações societárias permanentes são investimentos que uma companhia faz em outras sociedades, coligadas ou controladas, que não são destinadas à venda.
Marcas e Patentes são classificadas como Ativos Intangíveis e são difíceis de ser medidos ou contabilizados devido à dificuldade em medir seus valores e estimar a sua vida útil. Trata-se, portanto de Ativos não monetários e incorpóreos (CPC 04). Eles possuem valor econômico, mas não tem existência física.