Respondido por Arthur Costa
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como fazer uma equação de ionização?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Os elementos que sofrem ionização são os ácidos. As alternativas que apresentam elementos que sofrem ionização são: H2S (ácido sulfídrico), HCl (ácido clorídrico) e NH3 (amônia). E os elementos que sofrem dissociação iônica são as alternativas: NaOH (hidróxido de sódio) e Ca(OH)2 (hidróxido de cálcio).
Seguindo os passos indicados para montar uma equação de dissociação, temos que:
Dissociação iônica É o que acontece com os sais e as bases. Importante: Compostos iônicos sofrem dissociação quando em solução e quando fundidos.
Segundo Arrhenius, base é toda substância que em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando como único ânion os íons OH‒ (hidroxila).
A dissociação das bases é um processo físico em que essas substâncias liberam cátions e ânions quando submetidas à dissolução em água ou ao processo de fusão.
Assim, quanto maior o grau, mais a base irá dissociar e maior será a quantidade de íons liberados na água. Baseando-se nesse fato, foi criada uma fórmula para calcular o grau de dissociação de uma base, na qual o número de unidades dissociadas é dividido pelo número de unidades adicionadas em água.
Quando uma substância molecular (no caso da tarefa, um ácido) entra em contato com a água, ocorre a ionização, pois reagem e formam ions. Se o átomo perder elétrons, ele ficará carregado positivamente e será chamado de cátion. Se o átomo ganhar elétrons, ficará carregado negativamente e será chamado de ânion.
Geralmente os átomos possuem o mesmo número de prótons e elétrons; Átomos que ganham ou perdem elétrons são chamados de íons; Na maioria dos casos, o íon é formado a partir da perda ou ganho de elétrons em um átomo, há casos em que o número de prótons é modificado, mas isso é extremamente raro.
Ao perder 1 elétron de sua camada de valência ele transforma–se em um cátion sódio (Na+), passando a possuir 11 prótons, 10 elétrons e 12 nêutrons. A carga elétrica desse íon passa então a ser +11 – 10 = +1.
Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designada agente redutor enquanto a substância que ganha elétrons e sofre redução é designada agente oxidante.